É possível sentir os benefícios do Reiki logo a partir das primeiras sessões. Mas, além do bem-estar instantâneo, a terapia também pode amenizar os sintomas de doenças físicas e mentais.
                  Alívio de dores crônicas: algumas culturas acreditam que os chakras estão associados a glândulas e órgãos do corpo, e que quando eles estão desequilibrados há incômodos locais. Neste sentido, sentir muitas dores de cabeça pode, por exemplo, indicar desalinhamento do chakra frontal ou coronário - aqueles localizados na cabeça. Por trabalhar com o equilíbrio das energias nessas áreas durante o Reiki, é possível que haja um alívio de dores crônicas. O relaxamento proporcionado pela prática também pode ajudar a diminuir dores musculares causadas por tensões.
                  Mais saúde mental: as técnicas de respiração e meditação, além da sensação de bem-estar, ajudam a diminuir os sintomas do estresse e ansiedade. O Reiki também é muito utilizado em tratamentos contra a depressão, pois proporciona um equilíbrio de energias, que amenizam os sintomas. No entanto, é necessário continuar o acompanhamento com psiquiatra e psicólogos.
                  Menos insônia: a prática do Reiki estimula a produção de serotonina e endorfina, hormônios que promovem o bem-estar e o relaxamento - o que ajuda também a manter boas noites de sono.
                  Qualidade de vida: bem-estar, paz, esperança, autoconfiança e alegria são algumas emoções sentidas após a aplicação do Reiki. Tudo isso faz com que o paciente se sinta mais seguro e com energia para realizar as atividades do dia a dia.