Como é a vida depois do infarto?
1. Quais são as principais sequelas do ataque cardíaco?
A quantidade e gravidade das sequelas do ataque cardíaco dependem do tamanho da área afetada pelo infarto. Uma das consequências mais comuns é a insuficiência cardíaca. Isso porque podem aparecer lesões e cicatrizes na área que ficou sem receber sangue durante o infarto - e a região onde isto acontece não é mais capaz de bombear sangue para o organismo.
2. O que é a insuficiência cardíaca?
Insuficiência cardíaca é quando o coração não consegue bombear sangue o suficiente para atender as necessidades do organismo ou acumula sangue demais sem ser bombeado. Além do infarto, a pressão alta e a diabetes são fatores de risco para esse tipo de complicação. O tratamento das causas da insuficiência cardíaca pode evitar a piora e até melhorar o quadro.
3. Como é a recuperação do ataque cardíaco?
A recuperação do ataque cardíaco começa logo após o infarto. Para ajudar no processo de retomar a vida depois disso, você talvez precise de medicamentos e cirurgias, bem como mudanças no estilo de vida, por exemplo: parar de fumar, ter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos regularmente e controlar o consumo de álcool. O médico pode orientar sobre isso e também a respeito do programa de reabilitação cardíaca.
4. O que é o programa de reabilitação cardíaca?
O programa de reabilitação cardíaca é uma forma de ajudar você a se recuperar para a vida depois do infarto. O médico analisa sua condição de saúde e cria um programa que terá três objetivos: incluir rotina exercícios físicos que ajudem no funcionamento do seu coração, gerenciar fatores de risco (como alimentação ou uso de nicotina) e reduzir o estresse.
5. Como fica a alimentação na vida depois do infarto?
A alimentação é uma parte importante na vida depois do infarto. O ideal é que o cardápio passe a ter mais vegetais, frutas, legumes e alimentos integrais. As carnes magras (aves e peixes) devem substituir a carne vermelha, e a quantidade de alimentos muito industrializados, salgados, gordurosos e açucarados deve ser limitada. Beba bastante água e seja moderado nas bebidas com cafeínas.
6. Como fica a prática do exercício na recuperação do ataque cardíaco?
Praticar exercícios físicos com regularidade também ajuda na vida depois do infarto. O ideal são 30 minutos de atividade física de intensidade moderada todos os dias - caminhadas são uma boa opção, por exemplo. E, com a orientação médica certa, você pode aumentar o tempo e a intensidade do exercício aos poucos.
7. Como é a volta ao trabalho na vida depois do infarto?
Pessoas que tiveram um infarto geralmente podem voltar ao trabalho entre dois ou três meses depois disto. Mas é necessário conversar com o médico para definir o melhor prazo. Quando retornar à sua vida profissional, tome cuidado com o excesso de estresse.
8. É possível praticar sexo na vida depois do infarto?
A maior parte das pessoas pode voltar a praticar sexo em poucas semanas depois do infarto. Mas, para isso, é importante que você faça o acompanhamento médico corretamente e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto com um especialista. Porém, volte a conversar com o médico se, durante o esforço da relação sexual, aparecer novamente algum sintoma do infarto.
9. É normal ficar deprimido na recuperação do ataque cardíaco?
A depressão é muito comum na vida depois do infarto, junto com medo e raiva. Se esses sentimentos começarem a afetar seu sono, apetite ou autoestima e impedirem a rotina do dia a dia, converse com o médico.
10. Como identificar um novo ataque cardíaco?
Muitas pessoas podem ter dores no peito depois do infarto, chamadas de angina. A dor pode aparecer depois de algum esforço físico ou momento de estresse e, geralmente, desaparece depois de alguns minutos. Já o sinal do infarto é uma dor mais forte que não desaparece se você descansar ou tomar medicamentos. Se for o caso, procure socorro médico o mais rápido possível.
Conteúdo relacionado no site Intermédica
- Dor na perna pode indicar doença que aumenta risco de infarto
- Ômega 3 ajuda a prevenir problemas no coração
- 5 dicas para um coração saudável de acordo com especialista da NotreDame Intermédica
Referências
- http://www.heart.org/HEARTORG/Conditions/HeartAttack/AboutHeartAttacks/About-Heart-Attacks_UCM_002038_Article.jsp#.WWzELIjyvIU – acessado 17/07/2017.
- http://departamentos.cardiol.br/sbc-deic/publico/entenda.asp – acessado 17/07/2017.
- http://www.heart.org/HEARTORG/Conditions/More/CardiacRehab/Cardiac-Rehab-ATH_UCM_002079_SubHomePage.jsp – acessado 17/07/2017.
- https://nihseniorhealth.gov/heartattack/lifeafteraheartattack/01.html – acessado 17/07/2017;
- https://www.heartfoundation.org.au/after-my-heart-attack/heart-attack-recovery/diets-and-meals – acessado em 17/07/2017;
- https://www.heartfoundation.org.au/after-my-heart-attack/heart-attack-recovery/exercise-after-a-heart-attack