Tire todas as suas dúvidas sobre o coronavírus

1. Como começou o Coronavírus?

O vírus do primeiro Coronavírus – SARS-CoV-1 – surgiu em 2002. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus infectou cerca de 8.500 pessoas em 30 países, das quais quase 800 pacientes morreram. Assim como o HIV e a gripe, o vírus da Sars foi transmitido por um animal, mas ainda não foi identificado de qual espécie.

Há quem diga que o vírus veio do morcego. Alguns cientistas acreditam que o vírus se adaptou aos humanos ao terem contato parcial com eles durante um período – por meio das fezes e saliva do morcego, por exemplo. Outros dizem que o vírus passou por uma evolução silenciosa e só pulou do morcego para o humano quando estava pronto para “atacar”. Outros cientistas acreditam que o pangolim, o único mamífero com escamas, tenha sido um hospedeiro intermediário do vírus.

Leia mais

2. Como saber se estou com Coronavírus?

Se você teve contato ou mora com alguém que testou positivo para o novo Coronavírus (SARS-Cov-2) nas últimas duas semanas ou se teve febre, cansaço, falta de ar e tosse, pode ser que esteja com Covid-19.

Outros sinais são: falta de apetite e olfato, dores no corpo, dor de garganta, diarreia, congestão nasal, coriza, dores nas articulações, calafrios, náusea ou vômito, tosse com sangue e olhos inchados. Como estes sintomas são bastante comuns em outras enfermidades, a única forma de saber se você realmente está com Coronavírus é fazendo exame. No entanto, é recomendado que você só vá ao hospital se apresentar sintomas fortes, como falta de ar e febre alta e persistente.

Leia mais

3. O que fazer se estiver com Coronavírus?

A primeira medida é ficar em quarentena e isolamento por 14 dias pra evitar a transmissão – este é o tempo de incubação do vírus no corpo.

Ou seja, se você estiver com Covid-19, deve ficar sozinho em um quarto com as janelas abertas e sem contato com outras pessoas da casa. É recomendado utilizar máscaras ao sair para áreas comuns e evitar, ao máximo, sair de casa.

O próximo passo é ficar em repouso, aderir a uma alimentação saudável, ingerir bastante líquido e tomar medicamentos de seis em seis horas até os sintomas cessarem – antitérmicos para febres e analgésicos para dores. Caso haja febre forte e persistente ou falta de ar, você deve ir ao hospital para examinar o pulmão.

Leia mais

4. O que fazer se tiver sintomas de Coronavírus?

Se você estiver com suspeita de Covid-19, mesmo sem ter feito o teste, é importante seguir as orientações acima. Ou seja, isolamento social e administração de medicamentos para tratar os sintomas.

Leia mais

5. O que fazer para aumentar a imunidade?

Uma alimentação com variedade de nutrientes e vitaminas, exercícios físicos, meditação e até fazer algo que você gosta pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Dormir bem, ingerir bastante líquido e tomar sol também podem ser boas maneiras de cuidar da saúde do corpo e da mente.

Leia mais

6. Como se prevenir do Coronavírus?

O distanciamento social, a higiene e a utilização de máscaras são as principais medidas para se proteger do Coronavírus. Saia de casa apenas para o essencial; evite aglomerações e festas ou sair sem necessidade.

Lave as mãos com água e sabão ou passe álcool em gel antes de tocar no rosto, olhos, boca ou nariz; sempre faça isso após chegar de algum lugar, ao tocar em objetivos e superfícies externas, ao cuidar de pessoas doentes, tirar o lixo ou antes de cada refeição.

Se precisar sair de casa ou ter contato com alguém que não mora com você, utilize máscara – de preferência feita de tecido para que não faltem equipamentos descartáveis a cuidadores e profissionais da saúde. Evite tocar na parte frontal da máscara, sempre a retirando pelo elástico lateral ou traseiro.

Leia mais

7. Como se pega o Coronavírus?

Você pode ser contaminado pelo Coronavírus por meio do contato próximo com outra pessoa infectada ou por superfícies contaminadas. O vírus pode ser transmitido por gotículas de saliva na fala, espirro, tosse e catarro – que podem ficar na pele, em objetos e no ar parado.

Leia mais

8. Existe vacina contra o Coronavírus?

Ainda não há uma vacina disponível. Geralmente, antes que a vacina seja usada para proteger a população, ela passa por diversos testes – o que pode levar anos. 

A vacina com a produção mais rápida da história até agora foi a de sarampo, que demorou dez anos para ser aprovada. Mas, por conta da urgência e das tecnologias atuais, o Coronavírus tende a bater esse recorde. Inclusive, algumas fórmulas já estão em testes. A previsão é que a vacina fique pronta em 2021.

Leia mais

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica