6 perguntas e respostas sobre Coronavírus

1. Quais são os sintomas do novo Coronavírus?

Os principais sintomas do novo Coronavírus (COVID-19) são: febre, cansaço, falta de ar e tosse. Algumas pessoas também podem sentir dores no corpo, dor de garganta, diarreia, congestão nasal, coriza, dores nas articulações, calafrios, náusea ou vômito, tosse com sangue e olhos inchados.

A doença pode ter manifestação tímida em algumas pessoas, semelhante a uma gripe; já em outras pode ser fatal e provocar febre alta e persistente por alguns dias, além da falta de ar. Isto acontece porque o vírus pode comprometer os pulmões e evoluir outras doenças respiratórias, como pneumonias. Em alguns casos, o portador do COVID-19 fica internado em UTI ligado a um respirador pulmonar artificial.

Leia mais

2. Qual a diferença entre gripe e Coronavírus?

O novo Coronavírus e a gripe têm alguns sintomas em comum, como coriza, congestão nasal, febre, fadiga, dores no corpo e tosse.

No entanto, a COVID-19 pode evoluir para casos de pneumonia viral ou insuficiência respiratória – a dificuldade ou incapacidade de respirar por conta própria; já a gripe dificilmente apresenta falta de ar e, caso não seja tratada, pode causar pneumonia bacteriana.

As doenças também se diferem pois não são da mesma família viral: a gripe é do grupo Influenza; já o Covid-19 é do grupo Coronavírus, chamado de Sars-Cov-2.

Leia mais

3. O que fazer em casos de suspeita de Coronavírus?

A primeira medida é ficar em quarentena e isolamento familiar por 14 dias - tempo de incubação do vírus no corpo.

Isso significa que quem estiver com suspeita de COVID-19 deve ficar sozinho em um quarto com as janelas abertas e sem contato com outras pessoas da casa. Também deve evitar passar pelas áreas comuns e utilizar máscara quando precisar ficar no mesmo ambiente com outras pessoas. Isto porque o vírus fica três horas suspenso no ar em ambientes fechados, o que facilita que outras pessoas da família sejam contaminadas.

O paciente com suspeita ou caso confirmado do novo Coronavírus deve ficar de repouso, tomar medicamentos para tratar os sintomas e ingerir bastante líquido. Caso haja febre forte e persistente ou falta de ar, deve ir ao hospital utilizando máscara.

Leia mais

4. Qual a temperatura da febre? Como baixar a febre?

A febre é caracterizada pela elevação da temperatura do corpo – o normal é estar entre 36,5 °C e 37,5 °C. O paciente está com febre quando o termômetro marcar a partir de 38 °C. É necessário tomar um antitérmico para baixar a febre.

5. Como tratar os sintomas?

Os sintomas devem ser tratados com antitérmicos e analgésicos de seis em seis horas até cessarem. Os mais comuns são dipirona e paracetamol.

6. Quando devo ir ao hospital?

É importante evitar idas ao hospital quando os sintomas forem leves. No entanto, se houve febre persistente, tosse com sangue ou dificuldade de respirar, o enfermo deve procurar um médico imediatamente.

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica