Hipoglicemia

1. O que é hipoglicemia?

Hipoglicemia é o distúrbio das taxas de açúcar (ou glicose) no sangue e se dá quando estão em níveis muito baixos. Existem dois tipos de hipoglicemia: hipoglicemia de jejum e hipoglicemia reativa, ou pós-prandial – que ocorre após a refeição.

Leia mais

2. O que causa a hipoglicemia?

Sendo a hipoglicemia a falta de açúcar no sangue de um indivíduo é importante entender que a hipoglicemia de jejum ocorre quando uma pessoa está muito tempo sem se alimentar e os estoques de açúcar e glicose presentes em seu organismo não são capazes de suprir a necessidade desta fonte de energia. Já a hipoglicemia pós-prandial ou reativa é mais rara e ocorre em até quatro horas após uma refeição.

Leia mais

3. Quais os sintomas?

  • Fraqueza
  • Confusões
  • Desmaios
  • Tontura
  • Fome
  • Visão turva
  • Formigamento
  • Em casos mais graves, coma e óbito

 

Leia mais

4. Como pode um diabético ter crises de hipoglicemia?

Sabemos que pacientes diabéticos têm os níveis de açúcar mais altos do que o comum. Porém, uma pessoa diabética pode ter, eventualmente, quadros de hipoglicemia.

Isso ocorre porque, para controlar a diabete, médicos prescrevem medicamentos ou insulina, regulando então, os níveis de açúcar no sangue de acordo com a quantidade de carboidrato ingerido no dia. Mas, se o paciente injetar uma quantidade maior do que a necessária de insulina, poderá reduzir significativamente as taxas de glicose no sangue e, então, atingir a hipoglicemia.

Leia mais

5. Quais alimentos comer em caso de hipoglicemia?

O paciente deve evitar o consumo de açúcar refinado ou adoçantes artificiais e optar pelo consumo de carboidratos lentos, como pão, arroz, batata, um suco natural de frutas, mel ou até mesmo refrigerante.

Leia mais

6. Qual o mínimo de glicose que devemos ter no corpo?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes as crises de hipoglicemia acontecem quando os níveis de glicose estão abaixo de 70 mg/dl. Mas é importante não considerar números específicos, pois somente um especialista poderá indicar quais os níveis são indicados para você.

Leia mais

7. Qual o máximo de glicose que podemos ter no corpo?

Recomenda-se que a taxa de açúcar presente no organismo de uma pessoa não deva ultrapassar 99 mg/dl. Mas assim como dito anteriormente, os níveis recomendados para você devem ser indicados por um especialista.

Leia mais

8. Quando é necessário procurar ajuda?

O primeiro passo é tentar reverter o quadro por meio da ingestão de alimentos que contribuem para este efeito. Caso os sintomas permaneçam, o ideal é procurar um pronto-socorro para que o quadro seja avaliado por um especialista.

Se o paciente estiver inconsciente, é recomendado não forçar a ingestão de açúcares ou carboidratos e encaminhá-lo imediamente ao pronto-socorro.

Leia mais

9. Qual a relação da hipoglicemia e o consumo excessivo de álcool?

Por conta da quantidade de calorias presentes no álcool (7kcal por grama), nosso corpo entende a subtância como açúcar e, sendo assim, o pâncreas passa a produzir mais insulina para equilibrar estes níveis. Sendo assim, os níveis de glicose diminuem significativamente no nosso sangue e é por isso é que uma pessoa em estado alcoólico muito elevado pode ter uma crise de hipoglicemia. Consultar um especialista é o mais indicado nestes casos.

Leia mais

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica