Confira mitos e verdades sobre o suco detox

Os sucos detox são muito utilizados por pessoas que desejam ter hábitos alimentares mais saudáveis. A vantagem desses sucos é a alta concentração de substâncias positivas para o corpo. Algumas, inclusive, auxiliam no combate aos radicais livres – moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças – e garantem que o organismo funcione melhor. Confira alguns mitos e verdades dos sucos detox:

1. O que caracteriza um suco detox?

O suco detox é uma mistura de frutas e vegetais naturais (como couve, ora pro nobis ou beterraba) e deve ser utilizado como um complemento da alimentação, não um substituto.

2. Os sucos mantêm suas características antioxidantes horas depois de ser feito?

Mito. Os sucos devem ser feitos para consumo imediato, pois os antioxidantes são sensíveis à luz, ao oxigênio e ao calor do ambiente e perdem as propriedades em pouco depois do preparo.

3. Eles ajudam no processo do emagrecimento?

Depende. Eles são ótimos aliados para a perda de peso saudável. Mas devem ser combinados com atividades físicas e uma dieta balanceada. Apenas a ingestão do suco não é capaz de causar o emagrecimento.

4. Podem substituir uma refeição?

Mito. Pessoas que utilizam dietas líquidas para substituir alimentos sólidos podem apresentar problemas de saúde como desnutrição. Para se manter saudável, o corpo precisa de vários nutrientes que estão presentes em outros grupos alimentares. Logo, um suco detox não restringe a alimentação de quem decide tomá-lo, mas não pode substituir uma refeição.

5. O suco detox traz benefícios ao organismo?

Verdade. O suco verde pode ser ingerido por qualquer pessoa, pois seus benefícios estão na rica carga nutricional dos vários alimentos presentes.

6. O melhor horário para consumo é no período da manhã?

Mito. O suco detox é uma fonte de nutrientes importante, assim como os outros sucos de frutas naturais, e pode ser consumido a qualquer hora do dia, desde que seja imediatamente após o preparo.

7. Eles eliminam toxinas do organismo?

Mito. O corpo humano possui seus próprios mecanismos para eliminar toxinas. Esses processos acontecem no fígado, que é muito eficiente, e nos rins. Os sucos detox com folhas verdes ajudam o fígado a metabolizar toxinas. Mas é impossível livrar o corpo de todas as toxinas, já que elas ficam junto das células adiposas, e não são metabolizadas pelo órgão em questão.

8. O suco detox é bom para o sistema imunológico?

Verdade. Os sucos detox são feitos a partir da combinação de frutas e vegetais ricos em fibras, minerais e vitaminas. São esses componentes que melhoram o sistema imunológico. Vale ressaltar que os sucos não são remédios, portanto não devem ser usados no lugar de medicações.

9. Eles fazem bem para a pele?

Verdade. As vitaminas C, E, K e D e as fibras são facilmente encontradas nos sucos e ajudam na hidratação e na flexibilidade da pele. Já as propriedades antioxidantes combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

10. Há contraindicação para o suco detox?

Mito. Na verdade, a contraindicação é para a dieta detox que promete emagrecer e livrar o corpo de toxinas. Dietas restritivas como essa podem ter o efeito oposto do prometido, provocando doenças como a desnutrição.

11. Se eu comprar um suco no mercado ou no delivery ele não terá mais as propriedades benéficas?

Depende. O ideal é tomar imediatamente após o preparo porque o simples contato da fruta ou da verdura com as lâminas do processador já inicia o processo de perda de vitaminas. Mas, se comprar um suco pronto, observe a data de fabricação e opte por embalagens escuras, que retardam o processo de oxidação dos ingredientes por diminuir o contato com a luz. Quanto mais o suco ocupar o recipiente e mais vedada a embalagem estiver, menos contato o suco terá com o oxigênio, reduzindo as perdas.

É importante lembrar às pessoas que fazem acompanhamento médico para se consultarem antes de iniciar qualquer mudança na dieta que possa interferir qualquer tratamento.

Leia Mais

 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica