Como evitar ter insônia?

Entenda a importância de bons hábitos para cultivar completas noites de sono.

1. O que é insônia?

A insônia é o distúrbio do sono que dificulta a capacidade de adormecer ou de permanecer dormindo durante uma noite completa. Pessoas com insônia costumam começar o dia cansadas, mal-humoradas, apresentando falta de energia e desempenho em tarefas diárias.

Muitos adultos apresentam insônia em algum período da vida, que pode ser desencadeada por uma série de motivos, mas pessoas com insônia crônica devem procurar cuidados profissionais especializados.

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2. Existem tipos diferentes?

Sim. São três principais:

  • Insônia transitória:

Pode durar entre dias e três semanas, provocada por episódios de estresse ou ansiedade.

  • Insônia aguda:

A insônia aguda pode ser causada por eventos traumáticos, ocorrendo de tempos em tempos.

  • Insônia crônica:

Chamada também de longa duração e caracterizada por sono inadequado ao longo do tempo, a insônia crônica dura mais de três semanas, e o cuidado deve ser redobrado. Doenças como depressão, artrite ou consumo de drogas são algumas das possíveis causas.

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3. O que pode causar insônia?

  • Estresse: preocupações em geral, que podem ser relacionadas ao trabalho, estudos e família, podem manter a mente ativa durante o sono;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Condições médicas, como dor crônica, artrite, câncer, insuficiência cardíaca, doença pulmonar, doença do refluxo gastroesofágico, distúrbios da tireoide, AVC, doença de Parkinson, Alzheimer etc.
  • Maus hábitos de sono;
  • Cafeína, nicotina e álcool.

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4. Como funciona o tratamento?

O tratamento da insônia depende de suas causas, mas, de forma geral, inclui medidas comportamentais, tratamento de doenças concomitantes que podem ser causadoras do quadro de insônia, e uso de medicamentos quando necessário.

O tratamento da insônia pode incluir:

  • Mudança de hábitos: evitar comer e beber antes de dormir, diminuir a cafeína e o consumo de drogas estimulantes;
  • Psicoterapia;
  • Técnicas de relaxamento antes de dormir;
  • Medicamentos para tratamento de insônia primária.

Vale lembrar que a automedicação é perigosa, e uso de medicamentos para combater a insônia podem acarretar efeitos colaterais graves.

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5. Quais são as principais recomendações?

Para prevenir episódios de insônia, seguem dicas:

  • Horários fixos para se deitar e acordar;
  • Evitar cafeína, nicotina, álcool e exercícios intensos antes de dormir;
  • Evitar telas de aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Evitar sonecas durante o dia, porque podem atrapalhar o sono da noite;
  • Relaxar antes de ir para cama;
  • Usar cortinas blackout ou máscara para os olhos, evitando estímulos externos das luzes.

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6. Quando procurar ajuda médica?

Considerando que é normal ter insônia uma noite ou outra, pensando no jet lag de uma viagem ou após uma noite de festa, deve-se procurar o médico quando há suspeita de algo errado com o sono. A influência da insônia na rotina é perceptível no sono demasiado durante o dia, problemas de concentração em tarefas e irritabilidade constante.

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7. Insônia tem cura?

Sim, mas o tratamento depende de diversos fatores, como as causas, que interferem também no tratamento a ser administrado. Enquanto algumas pessoas têm insônia durante um período, desencadeada por um episódio específico, outras terão que lidar com sua fase crônica. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

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Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica