Você sabe o que é e como funciona a rede credenciada?

Artigos Boas práticas Dúvidas gerais -

Os planos de saúde podem oferecer atendimento em redes próprias, credenciadas ou estabelecimentos mistos. Mas você sabe o que isso significa? A rede própria, como o nome já diz, é propriedade da operadora, que tem a responsabilidade de gerir os profissionais e processos; já a rede credenciada nada mais é do que os espaços conveniados, ou seja, os hospitais, clínicas, estabelecimentos de saúde, laboratórios ou médicos que atendem determinado plano de saúde. Os planos que oferecem cobertura mista têm rede própria, mas também oferecem um catálogo de redes credenciadas para que o beneficiário tenha mais liberdade de escolha.

Antes de contratar um plano é essencial analisar a rede credenciada, além da abrangência territorial. Neste artigo, o Grupo NotreDame Intermédica vai tirar as dúvidas sobre o assunto.

SUMÁRIO

Rede credenciada de hospitais

Já passou em um hospital que não aceitava seu plano de saúde? Provavelmente esse estabelecimento não fazia parte da rede credenciada do plano.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a rede credenciada “é o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, incluindo médicos, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, indicados pela operadora do plano de saúde para atendimento aos beneficiários”. Ou seja, é um serviço terceirizado para dar assistência de saúde ao beneficiário.

Rede própria

A rede própria está dentro do guarda-chuva do plano de saúde. Todos os funcionários, clínicas, hospitais e laboratórios são gerenciados pela operadora, que passa a ter mais controle dos processos. A vantagem é que os custos de planos de saúde com rede própria são menores em comparação à rede credenciada.

Rede credenciada odontológica

Assim como na área da saúde, os planos odontológicos também podem ter rede credenciada, própria ou mista e seguem as mesmas regras no atendimento.

Lista de redes credenciadas

É importante ressaltar que, no momento de consultar a rede credenciada, é necessário analisar o plano de saúde contratado, e não apenas a operadora. Isto porque uma operadora pode oferecer planos com diversificação de preços e coberturas extra, ou seja, uma unidade pode aceitar um plano de determinada operadora e não aceitar outro um pouco mais básico.

Para saber quais são as redes credenciadas que seu plano atende, entre no portal ou aplicativo da operadora e selecione o plano contratado. Se ainda está no processo de escolha, exija essa lista ao seu corretor.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica com informações do site Bidu e ANS – acesso em 27 de novembro de 2019.

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde