Por que é importante desmarcar consultas com antecedência?

Ao desligar o telefone com a secretária de algum consultório ou clínica médica, certamente você já escutou: “em caso de desistência, desmarque ou reagende sua consulta com antecedência”. Sabe por quê? Muitas pessoas não comparecem às consultas ou exames agendados, gerando um atraso desnecessário na dinâmica de trabalho da unidade e prejudicando o próximo paciente. 

As agendas costumam ser bem concorridas e quando você, diante de um imprevisto, não consegue comparecer a uma consulta sem prévio aviso, acaba comprometendo a agenda de outros pacientes que poderiam ocupar o seu horário e otimizar os atendimentos. 

Hoje, o não cancelamento ou o reagendamento antecipado são um dos maiores responsáveis pela indisponibilidade de horários das clínicas e consultórios, pois uma a cada três pessoas não comparecem. Assim, outros pacientes que poderiam ser atendidos em seu lugar são prejudicados, e o horário na unidade de saúde fica vago. 

Portanto, o Grupo NotreDame Intermédica alerta para esta questão, pedindo que sempre que houver um imprevisto, o paciente posicione a unidade com pelo menos seis horas de antecedência do horário agendado, de modo que facilitará o dia a dia dos profissionais da saúde, dos demais pacientes que aguardam atendimento e das secretárias, pois poderiam para remanejar as agendas. 

Lembrando que, por meio do aplicativo GNDI Easy e também do Portal GNDI, você pode agendar e reagendar consultas, consultar a carteirinha digital, rede de atendimento credenciada, entre outros.

 

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica