Como funciona um plano de saúde para idosos?

Artigos Dúvidas gerais -

Conforme a idade avança, há uma queda na produção de anticorpos e hormônios – o que pode propiciar mais fragilidade e tendências a desenvolver ou contrair doenças. Por isso, ter um bom plano de saúde pode ser uma ótima ideia para prevenir e tratar problemas na saúde de forma rápida e assertiva.

Os convênios médicos para idosos funcionam da mesma forma que os planos tradicionais: possuem cobertura ambulatorial que garante consultas, exames e tratamentos; e hospitalar, com cobertura para internação em quarto privativo ou enfermaria. A principal diferença, no entanto, é que não possui cobertura para parto, e alguns planos podem oferecer programas e atividades de promoção à qualidade de vida e bem-estar.

SUMÁRIO

Opções de plano de saúde para idoso no GNDI

O Grupo NotreDame Intermédica conta com um leque de opções de planos de saúde para idosos. O NotreLife 50+, por exemplo, é um plano individual com cobertura ambulatorial e hospitalar, especialmente projetado para pessoas acima de 49 anos. Além de oferecer consultas, exames, terapias e internação, o plano conta uma Equipe do Cuidado para traçar um Plano de Vida personalizado com todas as necessidades e objetivos do paciente. Os beneficiários deste plano podem ainda acessar o Espaço NotreLife 50+, onde são promovidas aulas de yoga, arteterapia e atividades em grupo.

Quem possui vínculo empregatício com empresas ainda pode contar com os planos corporativos do GNDI, como as linhas Smart, Advance, Premium e Infinity.

Preço de plano de saúde para idosos

Os preços de planos de saúde dependem de diversos fatores, como os reajustes por faixa etária, que tendem a aumentar o valor conforme a idade avança. Mas, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), após os 59 anos não há mais reajustes por faixa etária.

Outro fator que pode variar o preço é o tipo de contratação: caso o plano seja corporativo – ou seja, esteja atrelado a uma empresa com a qual o beneficiário tenha vínculo empregatício –, o valor pode ser negociado pela instituição, que poderá oferecer a mesma mensalidade para todos os colaboradores, independentemente da idade, ou valores diferentes para cada faixa etária.

No GNDI, os planos individuais para pessoas acima de 49 anos variam de R$ 548,51 a R$ 964,13, levando em conta a idade e o tipo de acomodação – enfermaria ou quarto privativo.

Programa de Assistência ao Idoso (PAI)

Sem custos adicionais, o Programa de Assistência ao Idoso (PAI) faz parte do catálogo da Medicina Preventiva do GNDI. Voltado exclusivamente para idosos com comorbidades ou riscos, o atendimento fica centralizado no geriatra, que encaminha o beneficiário para outros especialistas da equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas – todos treinados para oferecer acolhimento e um atendimento humanizado e integral.

O programa oferece ainda informações sobre como evitar quedas, além de orientações exclusivas pelo telefone. Para ser inserido no PAI é preciso ser beneficiário do Grupo NotreDame Intermédica e ter um encaminhamento do geriatra, que avalia as capacidades funcional, mental e clínica.

Fonte: Grupo NotreDame intermédica

Responsável pelo conteúdo:
Luiz Celso Dias Lopes
Diretor Técnico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde