A gravidez é considerada um momento repleto de grandes transformações na vida de uma mulher e de sua família. Durante os noves meses de gestação o corpo passa por inúmeras mudanças que preparam a mulher para o momento do parto e para a maternidade.

Durante esse período, a gestante deve contar com o apoio de um profissional da saúde que irá acompanhar o desenvolvimento do bebê ao longo de todo o pré-natal. A gravidez deve ser considerada um período importante de preparação para a chegada do futuro bebê e de amadurecimento da nova mulher que está por vir.

Cuidados durante a gravidez

Alimentação Saudável

Durante todo o período da gravidez e especialmente nos três primeiros meses de gestação é preciso adotar hábitos saudáveis e investir em uma alimentação equilibrada. É fundamental não ingerir bebidas alcoólicas, não usar drogas e não fumar, já que o feto está em formação nesse período. Sentir enjoos, náuseas, sonolência ou cansaço também é normal nesse início de gestação.

Converse com o seu médico para entender qual a melhor alimentação para seu caso.

Pratique atividades físicas

Converse com o seu médico para verificar quais atividades esportivas estão liberadas durante a gravidez. Em geral, invista em exercícios mais leves como caminhadas, pilates, alongamento e hidroginástica.
 

Faça o pré-natal

O pré-natal continua sendo a melhor forma de cuidar da sua saúde e de seu bebê. Durante este momento, você receberá orientação médica, trocará experiências com outras gestantes e seguirá à risca todas as recomendações médicas necessárias para evoluir com uma gestação saudável.
Mas, atenção: gestantes que possuem algum fator de risco como, por exemplo, diabetes ou hipertensão, precisam de um acompanhamento mais específico de uma equipe multidisciplinar formada por obstetra, psicólogos, equipe de enfermagem e nutrição.

Clique aqui e saiba tudo sobre o pré-natal.

Faça uso do Ácido Fólico

Uma das primeiras recomendações médicas é o uso do ácido fólico, uma vitamina que reduz os riscos de má formação do feto. Devemos orientar que todas as mulheres que desejam engravidar procurem um ginecologista para realizar os exames de rotina e iniciar o uso do ácido fólico .

Conheça 7 dicas sobre ingestão de ácido fólico.

Durante o parto e os desafios do pós-parto

Conheça o Programa de Gestação Segura do GNDI

O Programa Gestação Segura funciona como um complemento ao seu pré-natal. Temos uma equipe formada por enfermeiras, psicólogas e nutricionistas que fazem orientações individuais ou em grupo às gestantes. O papel desse time é de auxiliar no preparo para o parto, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, planejamento familiar e esclarecimento de dúvidas.

Além disso, temos uma equipe médica especializada ao atendimento às gestantes de alto risco e realizamos acompanhamento diferenciado para gestantes diabéticas que precisam de cuidados específicos durante a gravidez. Confira nossos vídeos exclusivos sobre gestantes diabéticas.

Sou gestante e quero conhecer o plano de saúde NotreDame Intermédica

Conheça todos os diferenciais de um plano de saúde do Grupo NotreDame Intermédica para gestantes com coberturas regionais e nacionais.

Acesse aqui e confira nossas linhas de planos de saúde 

Outros programas do GNDI

Dúvidas Frequentes sobre gestação

O pré-natal é o acompanhamento da gestante em consultas com um profissional da saúde, o qual tem o papel de avaliar as condições de saúde da mulher por meio de exames físicos, laboratoriais e de imagem.
É imprescindível manter a saúde dos dentes em dia durante a gestação. Não se esqueça de marcar consultas regulares com o seu dentista para realizar limpezas e se necessário o tratamento de cáries.
Além das mesmas coberturas previstas por um plano de saúde convencional (com coberturas ambulatorial e hospitalar), o plano de saúde para gestante também tem cobertura de obstetrícia – é essa a característica que garante a cobertura do parto. Outra peculiaridade é que o bebê também se beneficia deste plano por 30 dias contados a partir do nascimento. Dentro deste período, ele pode ser incluído como dependente no plano de saúde pelo pai ou a mãe, mesmo que o parto não tenha sido coberto pela operadora ou tenha carências pendentes.

Envie um Oi pelo WhatsApp (51) 9985-5504 para fazer seu cadastro. Se preferir, ligue para os telefones abaixo e converse com a nossa equipe:

São Paulo e Grande ABC
(11) 3660 1080
Mogi das Cruzes
(11) 3155 9995
Campinas
(19) 3741 2211
Jundiaí
(11) 4588 1426
Santos
(13) 3229 1503
Sorocaba
(15) 3212 9380
Rio de Janeiro
(21) 2528-8210