Tire suas dúvidas sobre doação de sangue

Saúde e Bem-Estar -

Doação de sangue é um ato simples que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Tanto para tratamentos planejados como para intervenções de urgência e emergência, o sangue é um recurso que dá aos pacientes a chance de viver por mais tempo e com qualidade.

Em 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar da importância da conscientização quanto à necessidade da doação de sangue e como uma forma de agradecimento aos doadores.

Para se ter uma ideia, com uma única bolsa de sangue podem ser salvas quatro vidas. Isso porque o sangue é fracionado em componentes sanguíneos (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado). Por outro lado, a falta de estoque no banco de sangue de um hospital pode provocar o cancelamento de cirurgias e outros procedimentos médicos.

O ato de doar sangue, porém, ainda gera muitas dúvidas, seja em relação às condições físicas, idade, peso e possíveis restrições. Para esclarecer possíveis dúvidas sobre esse tema, compilamos uma série de vídeos produzidos nas Oficinas de Saúde, iniciativa da área de Medicina Preventiva do Grupo NotreDame Intermédica com a médica hematologista Fernanda Maria Santos. Veja abaixo.

SUMÁRIO

Por que ser um doador de sangue

Por que ser um doador de sangue? Como fazer para doar sangue? Posso doar sangue se estou grávida?

Como é o momento da coleta da doação de sangue?

Como é o momento da coleta da doação de sangue? Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue? E depois da doação, o que deve ser feito?
 

Para que serve a bolsa de sangue?

Você sabe dizer para que serve a bolsa de sangue? Tem conhecimento de quais são os testes feitos antes da doação? Existem doações especiais?
 

Para quem teve dengue há restrição para doar sangue?

Quem tem doença crônica pode doar sangue? O que consumir após a doação? Para quem teve dengue há restrição para doar sangue?

Referências

Pró-sangue São Paulo: Quem pode doar - acessado em 28/05/2018;
Perguntas frequentes sobre doação de sangue - acessado em 28/05/2018.

 
Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde