Home

Saiba mais sobre a tuberculose

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões, mas que também pode acometer outros órgãos e sistemas. De acordo com levantamento do órgão, o Brasil registra, todos os anos, cerca de 70 mil novos casos; destes, são assinaladas 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Saúde e Bem-Estar

22 de Agosto de 2018

Saiba mais sobre a tuberculose

Saúde e Bem-Estar -

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria, que afeta prioritariamente os pulmões, mas que também pode acometer outros órgãos e sistemas. De acordo com levantamento do órgão, o Brasil registra, todos os anos, cerca de 70 mil novos casos; destes, são assinaladas 4,5 mil mortes em decorrência da doença. No mundo, os registros mostram que cerca de 10 milhões de pessoas são acometidas pela doença e mais de 1 milhão morrem.

A doença é considerada pela OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde) um importante problema de saúde pública mundial. A organização Médicos Sem Fronteiras a define como a “doença infecciosa mais mortal do mundo”. 

 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Transmissão da tuberculose

A transmissão da tuberculose é feita pelo ar, por meio das gotículas de saliva. As pessoas com tuberculose podem transmitir a doença a outras, simplesmente, apenas ao falar, espirrar e/ ou tossir. 

 

Sintomas da tuberculose

O principal sintoma da tuberculose é a tosse seca e prolongada. Uma pessoa que esteja tossindo por três semanas ou mais deve procurar ajuda médica para iniciar uma investigação clínica. O aparecimento de febre, sudorese noturna, emagrecimento, palidez, fraqueza, falta de apetite, dores no peito, cansaço e/ ou fadiga também pode ser indício da doença. Em casos mais graves, há também eliminação de sangue ao tossir e dificuldade ao respirar.

Alguns grupos de pessoas são mais propensos a adquirir a doença como: pessoas que possuem doenças que enfraquecem o sistema imunológico (HIV, por exemplo), pessoas que já tiveram tuberculose nos dois últimos anos, bebês e crianças pequenas, idosos e/ ou que não foram tratadas corretamente da tuberculose anteriormente. 

Prevenção contra a tuberculose

O primeiro passo para prevenir a tuberculose é a vacinação. A vacina BCG é o principal método para a prevenção; protege parcialmente o organismo da doença e evita formas mais graves, como a meningite tuberculosa. Deve ser aplicada em todas as crianças a partir do nascimento.

O segundo passo é evitar a transmissão da doença. Assim, o ponto inicial é evitar contato por tempo prolongado com pacientes que estejam com a doença. As pessoas diagnosticadas com tuberculose podem utilizar protetores respiratórios para diminuir os riscos de infecção de outras.

 

Diagnóstico e tratamento da tuberculose

Em caso de suspeita, um médico deve ser procurado o quanto antes para que possa ser feita uma avaliação clínica e pedir os exames necessários. Normalmente, o diagnóstico é feito por meio de um exame de escarro e da radiografia de tórax. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores as chances de cura.  

O tratamento da tuberculose deve ser feito por, no mínimo, seis meses e o paciente jamais deve parar de tomar os medicamentos prescritos, por mais que sinta uma melhora nos primeiros meses. A interrupção do tratamento contribui para o surgimento de bacilos resistentes, dificultando a cura. Por outro lado, com o tratamento feito de forma correta, as chances de cura são de 95%.

É importante que o paciente não se automedique ou adote soluções que foram boas para outras pessoas, mas que não tenham sido recomendadas pelo seu médico. Só o profissional pode dar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada caso. 

Outro ponto indispensável é não deixar de fazer o tratamento indicado com base na melhora inicial, pois isso pode agravar ainda mais o problema.

Referências

Tuberculose - Ministério da Saúde - acessado em 22/8/2018
PAHO - Organização Pan-Americana da Saúde - acessado em 22/8/2018
Médicos Sem Fronteiras - acessado em 22/8/2018

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde