Você já ouviu falar em Hepatite A?  

A Hepatite A é uma doença viral que ataca o fígado e tem origem a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados com resquícios de fezes. Quando um indivíduo consome água ou alimentos que tiveram contato com matéria deste tipo, ficam expostos ao desenvolvimento da doença. 

Geralmente, isso acontece em lugares precários de saneamento básico, pois não há o tratamento adequado do esgoto e da água, aumentando as possibilidades de os alimentos serem lavados com água contaminada.

Na maioria das vezes, a Hepatite A é uma doença que exige tratamento simples e os medicamentos são utilizados apenas para minimizar os sintomas, pois o vírus é eliminado espontaneamente pelo próprio corpo. O surgimento dos sintomas após a contaminação é de duas a quatro semanas e a recuperação total se dá depois de, aproximadamente, três meses. 

Na rede pública de saúde existem vacinas contra Hepatite A para crianças de 1 e 2 anos de idade. Isso porque a doença é mais comum nas crianças, pois elas têm uma tendência maior a não lavarem bem as mãos e voltar a brincar, colocando em contato a boca com o brinquedo e as mãos. 

Os sintomas da doença são os seguintes: náuseas, vômito, dores abdominais e urina e fezes claras. Embora o diagnóstico possa ser confirmado avaliando o quadro de sintomas apresentado, procure um especialista, pois ele é o único profissional que pode prescrever um tratamento, se necessário. 


Referências

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-hepatites/hepatite - acessado em 19/12/2018

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hepatite-a - acessado em 19/12/2018

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hepatite-a/ - acessado em 19/12/2018

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/hepatite-saiba-como-se-pega-o-virus-quais-sao-os-intomas-e-tratamento - acessado em 19/12/2018

https://www.roche.pt/hepatites/hepatitea/ - acessado em 19/12/2018

 

 


Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica