Veja o que fazer durante a quarentena

Saúde e Bem-Estar -

Ainda não há previsão de quando a quarentena vai acabar. Por enquanto, os números de casos confirmados do novo Coronavírus estão aumentando a cada dia no País, fazendo com que muitos governadores prorroguem o período de distanciamento social – que, de acordo com as entidades de saúde, é ainda a melhor maneira de conter os avanços do vírus enquanto não existe uma vacina.

Se você ainda não se acostumou com a nova rotina, está entediado ou gostaria de soluções para sair menos de casa, o Grupo NotreDame Intermédica te dá algumas dicas de o que fazer durante a quarentena para preservar ainda mais a sua saúde.

Familia sentada em sofá em posição de medita

Telemedicina

Cuidar do corpo e da saúde mental são ações essenciais para ter qualidade de vida, principalmente durante esta pandemia. Para garantir o bem-estar da população, muitas clínicas e operadoras de saúde, que é o caso da NotreDame Intermédica, aderiram à “telemedicina” – uma alternativa para oferecer consultas, diagnósticos e interpretações de exames de forma remota. Esta é uma ótima maneira de se consultar com um especialista sem sair de casa. Afinal, você pode fazer uma chamada de vídeo ou telefone, conversar por e-mail e até por mensagem de texto com o profissional de sua confiança.

Para se proteger da Covid-19, evite ao máximo ir a hospitais, a não ser que seja emergência ou urgência. Se suspeitar de que esteja com sintomas do Coronavírus, entre em contato com um clínico geral ou médico da família para receber as orientações mais adequadas para o seu caso.

Cursos em EaD

Muitas instituições de ensino disponibilizam cursos on-line e de graça durante a quarentena. Que tal aproveitar o tempo em que você estaria indo ou voltando da empresa – economizado com o trabalho em home office – para aprimorar seus conhecimentos? Se pesquisar bem, encontra cursos da USP ou até de Harvard.

Compras on-line

Outra forma de sair menos ainda de casa é utilizar aplicativos de entrega ou fazer compras pelos sites de lojas e mercados. Para evitar golpes, prefira comerciantes conhecidos; não passe sua senha do cartão e sempre pesquise o produto dentro do site que escolher – não acesse o link direto da promoção. Os beneficiários dos planos de saúde do Grupo NotreDame Intermédica podem contar com o Interclube, plataforma de benefícios e descontos. Além de seguro, o programa disponibiliza descontos exclusivos nas lojas parceiras.

Ao receber o pedido use máscara, higienize com álcool ou retire a embalagem do produto antes de colocá-lo na mesa ou em qualquer outro lugar. Depois, retire a máscara e lave bem as mãos.

Hábitos para criar na quarentena

O cuidado com a saúde, higienização frequente das mãos e da casa e o distanciamento social são as principais práticas para adotar durante a quarentena. No entanto, outros hábitos podem ser fundamentais para cuidar da saúde, aumentar a imunidade e evitar estresse:

- Faça exercícios em casa: movimentar-se pode ajudar a manter o bom funcionamento do corpo, além de proporcionar bem-estar por conta da produção de endorfina e aumentar a autoestima.

- Alimente-se bem: uma boa alimentação pode fortalecer a imunidade. Por isso, prefira ingerir frutas, legumes e verduras, e evite produtos industrializados.

- Higiene: lave bem as mãos e limpe a casa com álcool ou desinfetante – principalmente maçanetas, interruptores, mesa e tudo o que for tocado pelas mãos com frequência. Além disso, lembre-se de sempre desinfetar objetos que passaram nas mãos de outras pessoas ou até mesmo na sua enquanto estava fora de casa, como entregas, celular, chaves etc.

- Uso de máscaras de proteção: elas são uma ótima barreira para impedir a transmissão do Coronavírus.

- Informe-se: a informação nunca foi tão importante para a saúde como está sendo agora. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com as famosas Fake News sobre o Coronavírus (ou notícias falsas).

- Cuide da sua saúde mental: o momento parece propício para entrar em pânico, mas é preciso tomar muito cuidado para não deixar isso te abalar. Não se deixe ser consumido pelos pensamentos negativos e reserve um tempo para fazer o que gosta.

Cuidados ao sair de casa

Saia de casa apenas para o essencial, ou seja, para trabalhar, ir à farmácia ou abastecer a geladeira. Mas, sempre que precisar sair, utilize máscaras de tecido; leve um pote com álcool em gel; evite tocar no rosto, olhos, nariz, boca ou cabelo; fique a 1,80 metro de distância de outras pessoas, mesmo utilizando máscara. Se você morar em apartamento, não divida o elevador com pessoas que não moram com você.

Ao chegar em casa, tire a máscara pelo elástico ou pela fita e a coloque de molho para higienizar. Tire os sapatos, lave bem as mãos e, assim que possível, troque de roupa.

Toda vez que voltar do mercado, higienize toda a compra, passando um pano com álcool 70% ou desinfetante nas embalagens. Você também pode optar por lavar os produtos com água e sabão; já os alimentos devem ficar de molho em água com água sanitária por alguns minutos.

Referências

Fonte: Grupo NotreDame Intermédica.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde