Como se preparar para a gravidez?

Está pensando em engravidar? Então é hora de praticar exercícios físicos com regularidade, ter uma dieta balanceada e, principalmente, fazer o acompanhamento médico da forma correta. Essas ações vão ajudar você a preparar o seu corpo para as mudanças pelas quais irá passar durante os nove meses e a se recuperar dessas alterações depois do parto.

Cuidados que devem ser tomados antes de engravidar

Praticar exercícios físicos: começar a se exercitar antes mesmo do início da gravidez ajuda a condicionar seu corpo para a gestação. Com o metabolismo ativo e em bom funcionamento, áreas do corpo como abdome, pelve e quadril ¿ que são as áreas musculares mais exigidas durante a gravidez e o parto - ganham uma proteção maior, o que será importante até mesmo para a recuperação da forma física depois do parto. Além disso, a prática constante de exercícios garante o seu bem-estar e auxilia na boa circulação sanguínea e no controle do peso. Mas antes de começar a praticar algum exercício físico, converse com seu médico.

Ter uma dieta balanceada: para que você se mantenha saudável, sua dieta deve ser rica em fibras. E você deve consumir, em quantidade equilibrada, sais minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos. Seu médico também pode indicar vitaminas pré-natais para diminuir o risco de problemas no bebê.

Cortar os maus hábitos: hábitos como fumar, tomar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas devem ser eliminados, pois podem atrapalhar o bom funcionamento do seu organismo e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Realizar os exames médicos necessários: é fundamental que você tenha um profissional ao seu lado neste período. Assim, ele poderá indicar a você exames como os de rotina ginecológica (ultrassom transvaginal e de mamas, mamografia e papanicolau), laboratoriais (exame de urina, colesterol, hemograma, glicemia, tipagem ABO/Rh, função da tireoide) e as sorologias (HIV, rubéola, Hepatite B e C, sífilis e toxoplasmose). Algumas condições de saúde, como obesidade, diabetes e pressão alta, precisam estar sob controle antes de engravidar.

Tomar vacinas: doenças como como varicela e rubéola podem ser perigosas para o bebê. Para evitar esses e outros riscos, verifique se você está com a carteira de vacinação em dia e tome as doses que faltarem pelo menos três meses antes de tentar engravidar.

 

Referências

https://www.pastoraldacrianca.org.br/images/temas/preparacaodamulherparaagestacao/1245_entrevista_com_regina_reinaldin_preparacao_da_mulher_para_a_gestacao.pdf - acessado em 24/08/2016
http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/getting-pregnant/in-depth/preconception/art-20046664 - acessado em 24/08/2016
http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=68&content=detalhe - acessado em 24/08/2016

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica