Fique por dentro do cronograma do eSocial

Implantação do eSocial será em fases, com início em janeiro de 2018

Já está definido o cronograma (veja quadro) de implantação em fases do eSocial, nova plataforma do Governo Federal que reúne, num único sistema on-line, dados relativos a 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de empresas. Criada para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, o eSocial tem impacto para organizações e seus respectivos fornecedores contratados para a gestão de serviços de saúde ocupacional e segurança do trabalho de seu quadro de colaboradores.

“Nós já estamos preparados para fornecer a nossos Clientes os dados relativos a seus colaboradores de acordo com os padrões exigidos pelo eSocial, de modo que ele possa gerar os documentos eletrônicos, assinar digitalmente e transmiti-los ao sistema do Governo”, afirma Letícia Suzuki, diretora médica da RH Vida, empresa do Grupo NotreDame Intermédica que atua no segmento de gestão de Medicina e Segurança do Trabalho. 

Investimentos em prol do Cliente

A RH Vida tem uma carteira de mais de 500 mil vidas, composta por colaboradores de 350 empresas Clientes de diversos segmentos. Realiza 1,2 milhão de procedimentos ao ano e faz o gerenciamento de 120 ambulatórios nas instalações dos Clientes. Letícia informa que, para prestar atendimento de acordo com a nova plataforma governamental, foram feitos investimentos em treinamento para capacitar, por exemplo, a equipe de Pós-Vendas responsável por dar suporte aos Clientes, em tecnologia com a adequação da forma de entrega dos produtos, no desenvolvimento de ferramentas que incrementaram a velocidade da transmissão de dados e na criação de uma área específica sobre o eSocial no Portal GNDI direcionada para informar os Clientes sobre o assunto.

Os dados referentes aos serviços contratados da RH Vida estão disponíveis por meio de Web Service, solução on-line compatível com os sistemas de todos os Clientes. No entanto, alerta Letícia, para a eficiência desse serviço, é fundamental que as empresas tenham cumprido os pré-requisitos que são de sua responsabilidade, como ter atualizado, na RH Vida, os dados de cadastro de seus colaboradores, a folha de pagamento, as informações de filiais etc.

Confira o cronograma de implantação do eSocial (*)

 

Grandes empresas (1)

Demais empresas (2)

Órgãos públicos

Cadastros do empregador e tabelas

Janeiro/2018

Julho/2018

Janeiro/2019

Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não-periódicos)

Março/2018

Setembro/2018

Março/2019

Folha de pagamento

Maio/2018

Novembro/2018

Maio/2019

Substituição da GFIP (guia de informações à Previdência Social) e compensação cruzada

Julho/2018

Janeiro/2019

Julho/2019

Dados de segurança e saúde do trabalhador

Janeiro/2019

Janeiro/2019

Julho/2019

(*) De acordo com resolução no 03, publicada pelo Comitê Diretivo do eSocial em 30/11/2017.
(1) Empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões.
(2) Inclusive microempresas, pequenas empresas e MEIs que tenham empregados.

Acesse nossas Redes Sociais: