QualiVida é a primeira Unidade de medicina preventiva fora do Canadá a ser acreditada pela QMentum


A Unidade de promoção à saúde e prevenção de doenças do Grupo NotreDame Intermédica, QualiVida São Paulo, acaba de conquistar a certificação QMentum Internacional Accredition – uma das acreditações internacionais mais importantes na área da saúde. Desta forma, o local passa ser o primeiro serviço de medicina preventiva fora do Canadá a receber o selo. 

“Ser o primeiro serviço de medicina preventiva fora do Canadá certificado é uma coisa muito grande e especial”, expressa Dr. Rubens José Covello, CEO do IQG (Health Service Accreditation). Ele conta que a acreditação da Unidade foi umagrande surpresa, visto que há serviços semelhantes funcionando em outras partes do mundo, como na Holanda e no Oriente Médio. 

A cerimônia de premiação aconteceu em 10 de março, na mesma ocasião em que o Hospital Bosque da Saúde foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com o nível 3, de excelência . Quem recebeu o prêmio em nome do QualiVida foi o Dr. Walter Moschella Jr., diretor médico de Medicina Preventiva do Grupo NotreDame Intermédica

“Foi um grande desafio, ainda mais para quem já é referência no mercado de prevenção. Isso só nos mostrou que estamos no caminho certo, porque quando se é referência você acaba parando no tempo – e todos nós precisamos evoluir. Essa certificação fez com que nós evoluíssemos tanto quanto profissionais como pessoas. Isso é impagável”, afirma Moschella, sobre o impacto da QMentum para o Grupo.

No mercado de saúde, Marcio Francesquine, diretor comercial do consulado do Canadá, explica que o Brasil sempre se destacou pelo atendimento humanizado, mas faltava metodologia para melhorar a qualidade dos serviços.

No caso do QualiVida, acredita que há um misto dos dois: “Vocês poderiam estar em qualquer lugar do mundo em termos de qualidade”. Já para o vice-presidente de Operações do Grupo NotreDame Intermédica, Joel de Sousa, as premiações são frutos de um árduo trabalho em equipe: “Existe o trabalho, a dedicação e o doar-se para a empresa. E é isso que fazemos todos os dias”.

QualiVida São Paulo

A Unidade se destaca pelo envolvimento com as ações de melhorias na prática assistencial, o entendimento detalhado do perfil da população, das necessidades de prevenção de doenças e da promoção de saúde. Os programas Enfermeiro Navegador, Conte Comigo, Bem Viver e a Universidade Corporativa para os colaboradores do Grupo também são seus grandes diferenciais.

No QualiVida, há atendimento de prevenção primária, secundária e terciária por meio dos programas PAI (Programa de Assistência ao Idoso), PGS (Programa de Gestação Segura), PAP (Apoio ao Paciente com Doenças Crônicas) e o CASE (Casos de Alta Complexidade)

Hospital Bosque da Saúde

Sergio Henrique do Amaral, diretor médico do Hospital Bosque da Saúde, também subiu no palco para receber uma placa de reconhecimento em nome da Unidade.

“É muito gratificante receber este prêmio. O grande desafio é que não representa apenas um fato pontual, mas uma forma conceitual de trabalho. A qualidade é um processo contínuo, e isso é só o reflexo do que estamos fazendo e queremos fazer ainda melhor dentro do Hospital Bosque da Saúde”, comenta.

Segundo Dr. Covello, as características mais fortes do hospital são: a Universidade Corporativa, o PDL (Programa de Desenvolvimento de Líderes) e o NotreMedical, uma iniciativa específica e de relacionamento voltada aos médicos da Rede Própria do Grupo NotreDame Intermédica. “Um trabalho forte, apoiado nos pilares da qualidade corporativa, com o esforço da qualidade assistencial”, destaca.

ONA nível 3

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é dividida em três níveis e, além de certificar, tem o objetivo de avaliar a melhoria na gestão e nos processos das empresas de saúde.

No primeiro nível a organização deve cumprir pelo menos 70% dos padrões de qualidade e segurança estabelecidos; no segundo, além de cumprir ou superar esses padrões em 80%, a empresa deve alcançar a qualidade de 80% na gestão, processos e comunicação entre outras atividades. 

Por fim, para ser certificado no nível três, a companhia deve atender a três critérios: obter a nota de 90% ou mais nos padrões de qualidade e segurança; 80% ou mais, nos padrões de gestão integrada; e 70% ou mais, nos padrões ONA de Excelência em Gestão. 

Metodologia do Qmentum

O Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

A metodologia aplicada em mais de 30 países orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua dos processos. Além do QualiVida São Paulo, o Hospital Modelo da rede própria do GNDI também foi creditada pela  Qmentum em janeiro de 2019.

 

Acesse nossas Redes Sociais: