Hospital Modelo, do Grupo NotreDame Intermédica, conquista acreditação internacional Qmentum

São Paulo, 17 de janeiro de 2018 – O Hospital Modelo, do Grupo NotreDame Intermédica, acaba de conquistar uma das mais conceituadas acreditações em saúde de nível internacional, a Qmentum International Accreditation. Com isto, o Hospital Modelo passa a ser o único de Sorocaba e região, e um dos poucos no Brasil, com esta acreditação. A placa de reconhecimento foi entregue aos executivos do Grupo em cerimônia realizada no dia 16 de janeiro, pelas mãos do Dr. Rubens José Covello, CEO do IQG – Health Services Accreditation. “Em linhas gerais, a acreditação Qmentum comprova que aquela instituição de saúde preza pelas práticas de gestão e de assistência mais transparentes e seguras, igualadas a padrões de excelência internacionais. Por isso mesmo, o processo de acreditação não é rápido, muito menos fácil de ser conquistado, pois a Instituição tem uma série de padrões internacionais muito elevados a serem seguidos. ”, explica o CEO do IQG. 

Irlau Machado Filho, Presidente do Grupo NotreDame Intermédica, mostrou entusiasmo com a conquista e lembrou que o paciente, de fato, sempre foi e continuará sendo o foco da empresa. “Por isso, receber esta acreditação, que confere um altíssimo nível de qualidade de atendimento e de segurança ao paciente, nos deixa realmente orgulhosos. Seguimos, agora, ainda mais focados em replicar todo este conhecimento nas outras Unidades de saúde do Grupo. Isto faz parte de nossa estratégia global de acolhimento e é resultado dos esforços individuais de cada uma das pessoas que fazem parte do Hospital Modelo e de nosso Grupo”, ressaltou Irlau Machado. 
 
O Qmentum International, aplicado em mais de 30 países, é um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. A metodologia orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua dos processos (desde a identificação dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, protocolos, entre outros procedimentos). 
 
Para Joel de Sousa, VP de Operações do GNDI, isso mostra que o Grupo está alinhado com a grande transformação da assistência em saúde dos últimos anos. “Trata-se de algo realmente marcante, principalmente se considerarmos que, dentro do universo de cerca de 5 mil instituições de saúde no país, somente 100 Hospitais, aproximadamente, possuem a acreditação Qmentum. Além disso, para obtermos este resultado, esta avaliação passa pelas mãos de todos os stakeholders, desde fornecedores, parceiros, empresas clientes e até mesmo familiares dos pacientes atendidos, o que dá ainda mais relevância ao projeto”, complementa o executivo. 

Eliana Vieira, Diretora de Recursos Humanos e responsável pela área de Qualidade do GNDI, também fez questão de parabenizar toda a equipe pelo esforço durante este processo. “É importante lembrar que iniciamos o processo em busca da acreditação Qmentum em fevereiro de 2017. Portanto, em apenas em 12 meses, conseguimos atingir este resultado, o que consideramos um tempo recorde, uma vez que a literatura diz que uma mudança de cultura nas organizações se estabelece num prazo médio de 5 anos”, revela Eliana. 

A executiva do Grupo aproveitou a ocasião para agradecer o empenho e dedicação dos líderes do Hospital Modelo e da empresa como um todo neste desafio. Os profissionais presentes foram agraciados com uma placa em homenagem ao esforço. “Todos os profissionais do Hospital Modelo e do Grupo, direta ou indiretamente, fazem parte dessa conquista”, pontuou.

Hospital Modelo
 
O Hospital Modelo é reconhecido por adotar o Método Canguru - modelo de assistência ao recém-nascido prematuro internado na UTI Neonatal e sua família, voltado para o cuidado humanizado com intervenção biopsicossocial. Além da mais recente acreditação Qmentum, conquistou o selo Hospital Amigo da Criança, Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada em 1990, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e o selo Acreditado com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), pelas boas condutas em promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Possui 465 profissionais preparados para oferecer um atendimento de qualidade, com conforto e segurança no pronto-socorro adulto e infantil, no hospital e na maternidade, além da Clínica Médica, Ortopedia, Obstetrícia e Pediatria.

A estrutura do hospital é composta por um centro cirúrgico com alta tecnologia que permite realizar cirurgias complexas, internações cirúrgicas, clínicas e obstétricas. As unidades de internações têm leitos privativos e semiprivatizados com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, cama elétrica, ar condicionado, telefone e TV com canal a cabo e Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Neonatal e Pediátrica.