Hospital Modelo prepara ações especiais de incentivo à amamentação

Há 14 anos, o Hospital Modelo de Sorocaba, que faz parte da Rede Própria do Grupo NotreDame Intermédica, realiza com pioneirismo no setor de medicina hospitalar, ações de incentivo à amamentação durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, celebrada todos os anos de 1 a 7 de agosto, em mais de 170 países.  

Claudia Gondim, coordenadora de Aleitamento Materno e Método Canguru do Hospital Modelo do Grupo NotreDame Intermédica, explica que além do incentivo a prática da amamentação, as ações visam esclarecer as principais dúvidas da população. "Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe, já que a gestação é uma mãe em preparação. Assim, oferecemos cursos para esta fase com os principais temas de preparo para o parto, sanando dúvidas sobre como o bebê mama e revelando os sinais de que a amamentação vai bem, suas principais dificuldades e onde buscar ajuda", revela Claudia Gondim.

Veja abaixo a programação do Hospital Modelo ao longo da semana:

Mamaço

O Grupo Notredame Intermédica e o Hospital Modelo apoiam o "mamaço", que este ano será realizado no dia 7 de agosto, das 11h às 13h, na praça de alimentação do Iguatemi Shopping.

Alô Amamentação:

Os colaboradores do Hospital Modelo foram orientados para atender a todos os telefonemas dizendo: "Hospital Modelo defende a amamentação". O objetivo é chamar a atenção da população para a importância desta semana no calendário mundial.

Método Canguru

A Metodologia Canguru é um tipo de assistência humanizada aos recém-nascidos prematuros e/ou abaixo do peso. Anualmente, o Hospital Modelo realiza um Encontro das mães que participaram desta metodologia enquanto internadas, e aproveita para mostrar as equipes que ficam nos bastidores como os profissionais de engenharia clínica, do almoxarifado, da farmácia e de rouparia, promovendo esta integração. Na ocasião, as mães assistem a um vídeo chamado "Vida", relembrando seu período de estadia e de atendimento aos seus filhos.

Laço dourado

Durante toda a semana, os colaboradores do Hospital Modelo irão utilizar um laço dourado, símbolo que promove o valor da amamentação para a sociedade. A cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil. E cada parte do laço mostra uma mensagem especial:

Uma parte do laço representa a mãe, a outra parte representa a criança. O laço é simétrico, mostrando que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação - igualmente necessários. O nó é o pai, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa. As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações, preferencialmente, de três anos ou mais; dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.

Sobre o Hospital Modelo

Referência no setor, o Hospital Modelo é reconhecido por adotar o Método Canguru - modelo de assistência ao recém-nascido prematuro internado na UTI Neonatal e sua família, voltado para o cuidado humanizado com intervenção biopsicossocial. O Hospital Modelo possui o selo Hospital Amigo da Criança, Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o selo ¿Acreditado com Excelência¿ da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 3.

A estrutura do hospital é composta por um centro cirúrgico com alta tecnologia que permite realizar cirurgias complexas, 78 leitos para internações cirúrgicas, clínica e obstétricas. As unidades de internações têm 17 leitos privativos e semi-privatizados com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, cama elétrica, ar condicionado, telefone e TV com canal a cabo e Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Neonatal e Pediátrica. O Centro de Diagnóstico de Imagem realiza exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, procedimentos endoscópicos, ecocardiograma, Raios X, entre outros.