Tire suas dúvidas sobre Laqueadura
A laqueadura é um método de esterilização cirúrgica definitivo da mulher, de difícil reversão. A esterilização cirúrgica exige indicação médica e só pode ser realizada conforme os pré-requisitos da lei 9.263 de 1996. Continue a leitura para saber quais são as dúvidas mais frequentes sobre o procedimento de laqueadura.
1. Como funciona o procedimento de Laqueadura?
A laqueadura é um procedimento de esterilização da mulher. É uma cirurgia simples, dura cerca de 40 minutos e promove a obstrução das tubas uterinas.
2. Quem pode fazer a laqueadura?
A lei diz que a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 25 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos. É principalmente recomendada para mulheres que podem apresentar risco de saúde como diabetes tipo 1, tanto para ela quanto para o bebê, caso engravidem.
3. É possível fazer a laqueadura após um procedimento de cesárea?
Todas as mulheres com mais de 25 anos de idade, ou com pelo menos dois filhos vivos poderão realizar a laqueadura. Caso esteja gestante, conforme a Lei 9.263/96, não é permitida a realização dessa cirurgia durante o parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores, ou seja a partir da terceira cesariana. Também fica vedado a intenção de realizar uma cesárea apenas com a intenção da laqueadura intraparto.
4. Qual o tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura?
O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.
5. Quais os riscos da laqueadura?
As complicações para a mulher após a laqueadura são raras. Em pouquíssimos casos, pode ocorrer alguma lesão da parede do útero, o que não seria exatamente um problema, tendo em vista que a mulher já não pretendia engravidar.
6. A cirurgia interfere na libido ou nas relações sexuais?
A realização da laqueadura não interfere na libido ou nas relações sexuais e tampouco apresenta efeitos colaterais. Também não prejudica a produção de leite, quando a mulher está amamentando.
7. A mulher pode engravidar após a laqueadura?
A chance de uma mulher que fez a laqueadura engravidar é rara, mas pode acontecer.
8. É possível reverter a laqueadura?
Sim, é possível reverter a laqueadura, contudo, trata-se de um procedimento complexo e que não apresenta 100% de chances de sucesso. A chances dependem de alguns fatores, como a técnica de laqueadura utilizada, o estado geral das trompas de falópio e até mesmo a idade da mulher.