"Outubro Rosa - De Peito Aberto"

Neste mês, as Oficinas de Saúde do Grupo NotreDame Intermédica fazem referência à campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama

Com a presença de mulheres de diferentes faixas etárias - dos 20 aos 90 anos -, as Oficinas de Saúde promovidas pelo Grupo NotreDame Intermédica, em 4 de outubro, tiveram como tema "Outubro Rosa - De peito aberto", em referência à campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A apresentação foi conduzida pela Drª Maria do Socorro Maciel, médica mastologista do Grupo.

Realizadas nas Unidades de Medicina Preventiva - QualiVida de São Paulo, Campinas, Jundiaí, ABC, Sorocaba e Rio de Janeiro, as Oficinas de Saúde têm por objetivo apresentar diversas informações de promoção da saúde e prevenção de doenças, em formato de palestra, aos beneficiários dos planos de saúde da NotreDame Intermédica.

Nesta edição, inicialmente a Drª Maria do Socorro abordou os altos índices do câncer de mama, o mais prevalente entre as mulheres no mundo. "Em 2016 devem ser diagnosticados 57.960 novos casos da doença no Brasil", disse, em referência a um dado do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A imagem das estruturas internas das mamas e os motivos que levam à formação dos tumores foi um dos que mais chamaram atenção da plateia. Drª Maria do Socorro explicou que entre 80% e 90% dos casos de câncer de mama estão relacionados a fatores comportamentais, o que inclui sobrepeso/obesidade, sedentarismo e alcoolismo. O restante se deve a fatores hereditários e genéticos, entre os quais a idade e o histórico familiar de câncer.

Segundo a mastologista, a prevenção deve incluir atividade física, alimentação saudável, consultas periódicas e exames de rotina para rastreamento. Além disso, é fundamental a mulher realizar regularmente o autoexame, a fim de verificar se existem alterações na pele, caroços nos seios ou nas axilas ou, ainda, secreção pelos mamilos. Esse cuidado, porém, não substitui as consultas ao especialista. É um complemento. "Realizar a mamografia conforme recomendação médica é importante, pois permite detectar nódulos iniciais, imperceptíveis ao toque, o que eleva muito as chances de cura da doença, caso se trate de tumor maligno", disse.

No encerramento da palestra, a médica abriu espaço para perguntas da plateia. Foram abordadas dúvidas em relação aos tipos de tratamento para o câncer de mama, riscos da reposição hormonal e a relação entre prótese de silicone e mamografia.

Em seguida, foi feito um sorteio de nécessaires contendo xampu, condicionador, sabonete e hidratante, o qual foi promovido pela Interclube, o clube de vantagens e descontos exclusivos do Grupo NotreDame Intermédica. Com ele, os beneficiários têm acesso a produtos e serviços voltados ao seu bem-estar e qualidade de vida, através de parceiros dos mais diversos segmentos.

Veja opiniões de algumas participantes:

"É sempre bom a gente aprender mais do que acha que sabe. Não só para nosso próprio benefício, mas, também, para ajudar outras gerações. Sem dúvida, aprendi muito."

Diva Costa Limão, 93 anos.

"Uma das coisas que mais me chamaram atenção foi a explicação sobre a constituição das mamas e como se formam os tumores. Além, claro, de todas as dicas de prevenção e diagnóstico."

Aparecida Célia Costa Limão Mariano, 65 anos

"Uma palestra como esta, com explicações claras e transparentes, ajuda a mulher a conhecer melhor o próprio corpo e saber como prevenir a doença. Esclareci dúvidas que sempre tive."

Celina Lucena de Mattos, 44 anos

"Minha mãe já teve nódulo nos seios e, mesmo sendo benigno, serviu-me de alerta. Por isso, vim à palestra, pois considero esses encontros um diferencial que a NotreDame Intermédica oferece aos seus beneficiários."

Sabrina Santos Oliveira, 23 anos

Inscreva-se para a próxima Oficina de Saúde "Novembro Azul - Toque Nesse Assunto", que será realizada em 03 de novembro.

E quem ainda não é beneficiário da NotreDame Intermédica também pode conferir o conteúdo desta e das demais palestras promovidas nas Unidades de Medicina Preventiva - QualiVida. Para isso, basta acessar a página de vídeos no Portal GNDI ou o canal oficial da Empresa no YouTube.

 

Acesse nossas Redes Sociais:

Mais notícias