Maternidade é o tema das Oficinas de Saúde de Maio

Curiosidades durante a gestação, informações do pré-natal e uso de substâncias nocivas foram abordadas durante o evento

As Oficinas de Saúde são encontros mensais promovidos pelo Grupo NotreDame Intermédica visando o bem-estar e a qualidade de vida dos beneficiários. Conduzido pela Dra. Daniela Franco Leanza, coordenadora do Programa Gestação Segura, o evento de maio - mês em que é celebrado o Dia das Mães - abordou o tema maternidade, e teve plateia formada principalmente por gestantes ou mulheres que pretendem engravidar. Algumas até foram acompanhadas dos maridos.

Ao falar sobre a importância da consulta pré-concepcional, a médica abordou pontos como os riscos das doenças maternas e do uso de substâncias nocivas à saúde, especialmente na gravidez, como tabaco, álcool e outras drogas. "Não existe dose segura para o consumo de álcool; por isso, o ideal é evitá-lo", enfatizou. Dra. Daniela falou, também, sobre assuntos atuais que assustam as gestantes, como Zika e H1N1, e deu dicas de como se proteger contra esses vírus.

Outros temas da palestra foram os sintomas comuns da gravidez e os tipos de partos, com as respectivas vantagens e desvantagens de cada um. Como não poderiam ficar de fora, também estiveram em pauta os mitos e as curiosidades do universo das gestantes, como, por exemplo, uso de cosméticos, viagens de avião, vida sexual e ginástica durante a gestação.

Na sequência, a professora de yoga Iara Ramirez, do Instituto IWA, parceiro do Grupo NotreDame Intermédica, falou sobre as atividades físicas como medida para o equilíbrio emocional e um parto tranquilo.

O evento foi bastante apreciado pelas futuras mamães. Confira alguns depoimentos:

"Foi uma palestra muito boa. Eu achava que, por estar grávida de gêmeos, só poderia passar por cesariana, mas a médica explicou que nesse caso também é possível optar por parto normal. Fiquei mais tranquila."

Sirlei Padovessi Puerta Ramos, 39 anos, grávida de nove semanas

"É a primeira vez que participo das Oficinas de Saúde. Achei muito boa, com informações importantes. Uma das minhas dúvidas era em relação ao uso do ácido fólico, e consegui esclarecer. Quero participar de outros eventos como este."

Danila Souza Alves, 21 anos, grávida de sete semanas

Clique aqui e assista os vídeos desta Oficina de Saúde

 

Acesse nossas Redes Sociais:

Mais notícias