Curta o Carnaval de forma saudável

Cuidados com a alimentação permitem aproveitar o feriado sem problemas, como ressaca e desidratação

O Carnaval é, para muita gente, sinônimo de praia, blocos de rua, cerveja. Tudo em meio a muito calor. Pois saiba que é possível conciliar esses dias de folia com atitudes saudáveis, adotando cuidados simples em relação à sua alimentação.

Segundo Patricia Rondello Mariano, nutricionista da Unidade de Medicina Preventiva - QualiVida do Grupo NotreDame Intermédica, é importante começar o dia garantindo um bom café da manhã, pois os horários das demais refeições, como almoço e jantar, tendem a ficar irregulares. "É ideal ingerir frutas e alimentos que contenham carboidratos, como pães e aveia para dar energia, além de leite magro e queijos claros".

Para não ficar muito tempo sem comer, quem vai à praia ou a festas de rua, por exemplo, pode levar alimentos como frutas secas, barras de cereais e castanhas no bolso. "De qualquer forma, deve-se reservar algum momento do dia para fazer uma refeição completa, mas sem a ingestão de alimentos pesados, como frituras, molhos e carnes gordurosas, por exemplo, pois isso o deixará sonolento e pesado. Para quem optar por comer fora em restaurantes ou barraquinhas, é importante observar as condições de conservação e higiene dos alimentos e do local", alerta a nutricionista.

Qualquer que seja o destino escolhido para aproveitar o Carnaval, é fundamental ingerir, ao longo do dia, água ou suco de fruta natural para manter a hidratação e garantir a folia. A cerveja, muito consumida nessa época, não é uma bebida que ajuda na hidratação. Pelo contrário.  "Além da moderação na cerveja, é recomendável ao folião intercalar água e sucos naturais entre uma latinha e outra. Todos esses cuidados ajudam a evitar desidratação, infecção intestinal e ressaca", afirma Patricia. Ela frisa que, passado o Carnaval, é importante retomar a rotina saudável, com refeições de três em três horas e uma alimentação balanceada.

 

Acesse nossas Redes Sociais:

Mais notícias