Climatério e menopausa: você sabe a diferença?
1. O que é o climatério?
O climatério é o período de transição da fase reprodutiva da mulher para a fase em que ela não pode mais ter filhos naturalmente.
2. O que é a menopausa?
A menopausa é o nome dado para a última menstruação na vida da mulher. Ela marca o fim do período de fertilidade e só pode ser identificada posteriormente. Isso porque é necessário que não haja menstruação por 12 meses seguidos para a confirmação.
3. Quando começa e termina o climatério?
Para a maioria das mulheres, o climatério começa próximo aos 40 anos e se estende até os 65 anos. Mas essas datas podem variar de um caso para o outro, conforme a produção hormonal de cada mulher.
4. Quando acontece a menopausa?
De um modo geral, a menopausa ocorre em torno dos 50 anos. Mas pode variar bastante, sendo possível que aconteça entre os 35 e os 59 anos. Se ela acontece antes dos 40, é chamada de menopausa prematura. Quando se dá depois dos 52 anos, é chamada de menopausa tardia.
5. O que é perimenopausa?
A perimenopausa é o período que abrange de um a dois anos antes da menopausa até um ano depois dela. Na fase antes da menopausa, é muito comum acontecer irregularidades no ciclo menstrual. Na fase posterior, ainda é possível que aconteça um novo fluxo menstrual. Tanto a menopausa quanto a perimenopausa estão compreendidas no período chamado climatério.
6. É possível engravidar durante o climatério?
No climatério, mesmo com a produção desregulada de hormônios e a menstruação irregular, a mulher continua a ovular. Logo, a gravidez é possível.
7. Quais são os sintomas do climatério e da menopausa?
Os sintomas mais perceptíveis do climatério e da menopausa são os mesmos:
- Sintomas físicos: fogachos, sudorese diurna e noturna, palpitações;
- Sintomas psicológicos: insônia, depressão, ansiedade, irritabilidade, choro sem motivo, redução de libido, dificuldade de concentração e perda de memória.
Quando eles se manifestam de maneira mais forte, mesmo que não aconteçam todos juntos, se caracteriza a síndrome do climatério.
Atenção
Nem todas as mulheres terão sintomas durante o climatério, mesmo quando se der a menopausa. Mas a ausência de sintomas não significa que o organismo delas não esteja passando por alterações que podem até comprometer a sua saúde.
8. O que acontece com os hormônios durante o climatério?
Durante o climatério, diminui a produção dos hormônios produzidos pelos ovários:
Estrogênios ou estrógenos ¿ principais hormônios femininos, afetam diretamente a função sexual, pois são responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos reprodutivos, além de hidratação e elasticidade da vagina.
Progesterona ¿ prepara o útero para receber o óvulo fertilizando revestindo-o com uma camada mais espessa de endométrio, que é a mucosa que cobre a face interna do órgão.
9. O que pode aliviar os sintomas do climatério e da menopausa?
Uma das opções para aliviar os sintomas do climatério e da menopausa é a reposição hormonal. Esse tratamento combina os hormônios estrógenos e a progesterona em quantidades variáveis para cada mulher. O tratamento só pode ser feito com orientação e acompanhamento médico.
De qualquer forma, no caso de desconforto na relação sexual pela diminuição na lubrificação natural da vagina e se acontecer uma diminuição no interesse em sexo, as mulheres podem usar lubrificantes sem glicerina e conversar com seus parceiros sobre as mudanças de seu organismo.
10. O climatério causa mudanças na vida sexual da mulher?
Sim, o climatério pode provocar mudanças na vida sexual da mulher por conta da alteração na produção hormonal. A umidade e lubrificação vaginal podem diminuir e isso pode causar um sangramento leve durante uma relação sexual. Além disso, a libido ¿ que é o desejo sexual ¿ tende a diminuir também.
Referências
- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/202_climaterio.html, acessado em 03/08/16
- http://www.revistas.usp.br/sausoc/article/viewFile/29646/31516, acessado em 03/08/16
- http://www.feg.unesp.br/~ojs/index.php/ijhdr/article/viewFile/102/94, acessado em 03/08/16
- http://www.imsociety.org/menopause_terminology.php, acessado em 03/08/2016
- http://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/guia-de-saude-da-mulher-madura/climaterio-e-mudancas-hormonais, acessado em 03/0/2016
- https://www.menopause.org/for-women/sexual-health-menopause-online/changes-at-midlife/changes-in-hormone-levels, acessado em 03/08/2016