Ansiedade: entenda quais são os sintomas e como controlar

Saúde e Bem-Estar -

Assim como o estresse, a ansiedade é uma reação de sobrevivência. De forma natural, ela libera hormônios para que o corpo fique preparado para lutar ou fugir. Os sintomas podem ser confundidos com o medo: suor excessivo, taquicardia e náuseas – parece que o coração vai “pular pela boca” e tudo fica muito acelerado. É essa reação que dá impulso para correr do perigo.

“A ansiedade é um estado emocional de inquietação e desconforto físico e psíquico. Ela se subdivide em uma série de manifestações e é caracterizada por preocupações recorrentes, taquicardia, crises, fobias e pensamentos intrusivos. Surge de uma urgência que a pessoa não sabe de onde vem”, explica o psiquiatra do Grupo NotreDame Intermédica, Hercilio Pereira De Oliveira Junior.

Muitas pessoas se sentem ameaçadas a todo momento por causa do trabalho, trânsito, dinheiro, filhos, provas e muitas outras coisas comuns do dia a dia. É normal sentir-se ansioso, mas quando essa reação acontece de forma intensa, ao invés de ajudar, impede a pessoa de lutar ou se proteger, e pode ser considerada um transtorno psicológico. Será que não está na hora de procurar ajuda para aprender a controlar a ansiedade?

SUMÁRIO

Campeão mundial

No Brasil, os dados são preocupantes: o País possui a maior taxa de pessoas com a doença no mundo e é três vezes maior do que a média mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno de ansiedade, enquanto nos Estados Unidos, 6,3%  acomete a população. O estudo aponta ainda que isso acontece por conta de fatores como pobreza, desemprego e estilo de vida nas grandes cidades.

Tipos

Antes de pensar no tratamento, é importante entender a causa e os tipos. A ansiedade pode se apresentar de várias formas: generalizadas, fobias sociais e específicas, pânico, agorafobia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Ansiedade generalizada: acontece quando a pessoa tem preocupações excessivas sobre situações do dia a dia como trabalho, dinheiro, responsabilidades e doenças, por exemplo.

Fobias sociais: é a timidez patológica, ou seja, o medo de ser exposto a situações sociais como paralisar ou passar mal ao falar em público.

Fobias específicas: medo exagerado de algo específico, como, por exemplo, de palhaço, aranha, altura entre outros. Em alguns casos, a fobia é tanta, que a pessoa evita olhar até fotos.

Pânico: crises intensas em que a pessoa tem medo de morrer ou enlouquecer. Elas acontecem de uma hora para outra sem motivos e duram alguns minutos.

Agorafobia: medo de lugares aglomerados ou situações em que é difícil ser socorrido. O medo é tanto que algumas pessoas evitam sair de casa para não terem ataques de pânico.

TOC: é a combinação de preocupações excessivas com rituais, que podem ser de limpeza, verificação ou repetição. Supersticiosamente, a pessoa acredita que algo ruim acontecerá caso ela não realize os rituais.

TEPT: acontece após situações traumáticas. Neste tipo de ansiedade, a pessoa tem a sensação de que está revivendo o trauma e sente tudo o que sentiu no momento original do passado, principalmente fisicamente.

Sintomas

A ansiedade é caracterizada por sintomas psicológicos e físicos. Os sintomas psicológicos são: medo; angústia; inquietação; insônia; dificuldade de concentração; e de relaxamento; sensação de estar sempre “no limite”; preocupações com coisas que podem acontecer no futuro e pensamentos catastróficos.

Já os sintomas físicos podem apresentar: suor excessivo; falta de ar; hiperventilação; boca seca; formigamento; náusea; ondas de calor; calafrios; tremores; tensão muscular; dor no peito; taquicardia; sensação de desmaio; tonturas e urgência para ir usar o banheiro.

Como controlar?

Hábitos de vida mais saudáveis e meditação podem ser aliados no controle da ansiedade. Isto porque alguns fatores como estilo de vida desenfreado podem ser gatilhos para as crises de ansiedade. Por isso, o melhor caminho para uma vida psicologicamente mais saudável é evitar o consumo de álcool e drogas, fazer atividades físicas e se alimentar melhor, além de se conectar com seu “eu interior” por meio dos exercícios de respiração.

Também é importante procurar ajuda psicológica e adotar a psicoterapia, como explica o especialista: “O profissional da área não só vai avaliar/analisar as origens do sintoma, mas também pode ajudar na questão comportamental para que a pessoa possa lidar com esse transtorno, além de encontrar alternativas melhores alternativas para que o paciente consiga contornar os sintomas mais incômodos para ter uma vida melhor”. Se as manifestações persistirem, o profissional pode ainda prescrever alguns medicamentos antidepressivos que auxiliam no tratamento da ansiedade.

NotreLife 50+

O plano de saúde para adultos 50+ do Grupo NotreDame Intermédica conta com um Consultor de Saúde e um espaço exclusivo para proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos beneficiários. Sem custo adicional, o plano oferece atividades multidisciplinares como yoga, arteterapia e muito mais. Conheça mais sobre o NotreLife 50+.

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde