Atenção à má postura

Adoção de hábitos saudáveis, diariamente, protege sua coluna

Os cuidados em relação à postura correta, no dia a dia, seguem o conceito de ergonomia, que é o estudo da relação entre as pessoas e o ambiente de trabalho. Pesquisas apontam que alguns cuidados simples ajudam a evitar problemas de saúde. Ao se sentar, por exemplo, procure ficar com as costas eretas, apoiadas no encosto, e com os dois pés no chão ou sobre algum objeto apropriado.

Diante do computador, verifique se a tela está com a parte superior na altura dos olhos, a uma distância entre 40 e 75 cm. O braço que movimenta o mouse deve ficar em ângulo de 90o em relação ao antebraço, e a mão tem de estar reta para frente, seja para manusear o mouse ou digitar.

O levantamento incorreto de objetos é outro causador de danos à saúde. Para evitar dores nas costas e outros problemas mais graves, é preciso se abaixar mantendo a coluna ereta e as duas pernas flexionadas em 90 graus. O cuidado evita que a coluna fique sobrecarregada. Ao levantar-se, o peso deve estar próximo ao corpo, mas quando se tratar de carga grande, pesada ou desajeitada, é recomendável pedir ajuda.

Outros pontos devem ser considerados quando o assunto é ergonomia: o nível de ruído e a luminosidade do ambiente. Evitar trabalhar em locais muito barulhentos ou usar protetor auricular, além de cuidar para a intensidade luminosa ser confortável, também são atitudes saudáveis.

 

Acesse nossas Redes Sociais: