As frutas do inverno que podem melhorar sua saúde

Alimentação -

Existem frutas que, além de melhorar a atuação do sistema imunológico, também ajudam a prevenir algumas doenças, como, por exemplo, anemia, catarata, hipertensão e aterosclerose. Você sabe quais são as frutas que dão no inverno e são ricas em vitaminas e minerais que ajudam a combater essas complicações?

Abacate - é uma boa fonte de vitamina B6, que além de reduzir o risco de doenças cardíacas, também ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso central e do sistema imunológico, e previne anemia, câncer e aterosclerose - uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Também ajuda reduzir espasmos musculares, alivia os sintomas da menopausa, enxaquecas e náuseas.

Abacate, abóbora, laranja e morango - são fontes do ácido fólico, que é usado no tratamento de anemia, complicações no fígado e nos rins. Ele traz diversos benefícios para as mulheres: colabora no aumento da fertilidade, para diminuir as chances do bebê desenvolver problemas de saúde durante a gravidez e durante a amamentação, além de ajudar a fortalecer a saúde da criança.

Abóbora - é fonte de vitamina E, que ajuda no combate aos radicais livres, melhora a circulação, reduz o tempo de coagulação e também ajuda a reduzir riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais, câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e catarata. Para gestantes, é muito indicada, porque diminui o risco de pré-eclâmpsia, que é a hipertensão arterial específica da gravidez e que pode causar um parto prematuro.

Abacaxi, acerola, caju, a lichia, melão e morango - são ricos em vitamina C, que faz parte da constituição da parede celular e ajuda na formação de novas células de ossos, dentes e cartilagens. Essa vitamina também auxilia na defesa do organismo contra infecções, é importante para conter hemorragias e ajuda na absorção de ferro pelas células e a conter o excesso de radicais livres.

Mamão - é rico em vitamina A, que é importante para a saúde da visão, dos cabelos, da pele e do sistema imunológico. Além disso, é responsável pelo funcionamento de todos os tecidos do corpo e ajuda na cicatrização, na textura dos ossos, na formação do colágeno e na eliminação dos radicais livres, e previne doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, mal de Parkinson e mal de Alzheimer.

SUMÁRIO

Referências

http://www.hospitalveracruz.com.br/site/noticias/vitaminas-tipos-funcoes-deficiencia-e-doencas - acessado em 12/07/2016
http://www.webmd.com/a-to-z-guides/supplement-guide-vitamin-a#2 - acessado em 12/07/2016
http://www.ceasacampinas.com.br/novo/Serv_Alimentos_Epoca.asp - acessado em 12/07/2016
http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/produtos_epoca.pdf - acessado em 12/07/2016
http://www.hmsj.com.br/noticias/2015/agosto/falta-de-vitamina-d-aumenta-risco-de-pre-eclampsia  - acessado em 12/07/2016
http://www.hmsj.com.br/noticias/2015/agosto/falta-de-vitamina-d-aumenta-risco-de-pre-eclampsia - acessado em 12/07/2016
http://womenshealth.gov/publications/our-publications/fact-sheet/folic-acid.html - acessado em 12/07/2016

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar plano de saúde