Veja o que a RH Vida oferece para você:

Depois de tantos desafios que foram superados através da nossa parceria com a RH Vida, hoje a enxergo como uma parceira essencial na promoção da saúde ocupacional do nosso maior patrimônio: nossos funcionários!

Eduardo Nascimento

Coordenador Corporativo de Saúde e Segurança do Trabalho - SST do Makro

Nossos serviços e diferenciais

Gestão de programas de medicina e segurança do trabalho

A RH Vida planeja e controla as ações referentes à Saúde e Segurança do Trabalho de diversos programas exigidos por lei.

Medicina do Trabalho

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR7)
Tem o objetivo de promover e preservar a saúde dos colaboradores por meio da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce das doenças. É obrigatório para todas as empresas que admitem trabalhadores em regime CLT. O PCMSO contempla: exames médicos (admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função e retorno ao trabalho), exames complementares (laboratoriais, radiológicos, eletrocardiograma etc.) e relatórios gerenciais.

PCA - Programa de Conservação Auditiva
É um conjunto de medidas coordenadas que atua para impedir que determinadas condições de trabalho provoquem a deterioração dos limiares auditivos aos trabalhadores. A RH Vida elabora e desenvolve o PCA, além de oferecer treinamentos específicos.
O Programa tem a proposta de melhorar a vida do trabalhador, identificar funcionários com problemas na audição, diagnosticar precocemente as perdas auditivas, adequar as empresas às exigências legais, diminuir o custo de insalubridade e reduzir as reclamações trabalhistas.

PCV - Programa de Conservação Vocal
O programa tem a finalidade de preservar a saúde vocal dos colaboradores que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, por meio de orientação e conscientização sobre o uso adequado da voz. Pode ser implementado nas empresas como palestras, treinamentos, oficinas de voz, exercícios vocais, entre outras ações. Pelo PCV, é possível diagnosticar precocemente os casos de disfonias ocupacionais.
Os principais benefícios para a empresa são a redução dos afastamentos por problemas vocais, relacionados ao mau uso da voz, e a melhora na qualidade do atendimento ao cliente. Já os colaboradores terão o impacto positivo do programa devido ao aumento do conforto ao falar e à redução de sinais e sintomas que incomodam durante o trabalho.

 

Segurança do Trabalho

Análise Ergonômica
Realiza as adaptações do posto de trabalho, dos instrumentos e das máquinas, para oferecer o máximo de conforto e segurança para o exercício da função, além de evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, bem como atender a NR 17 subitem 17.12 (Portaria nº 3751 de 23-11-1990).

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR9)
O programa identifica os riscos físicos, químicos e biológicos do ambiente de trabalho para promover o controle desses riscos e preservar a saúde dos trabalhadores.
Além do PPRA, a RH Vida fornece à empresa um relatório com a descrição das situações que não atendem às demais normas regulamentadoras que são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Oferece orientações sobre os procedimentos necessários para a correção das não conformidades.
O PCMSO e o PPRA da RH Vida poderão ser customizados para o Cliente, fazendo relação com diversas normas regulamentadoras, leis, decretos e resoluções, dependendo da legislação envolvida no ramo de atividade da empresa.

PPR - Programa de Proteção Respiratória
Consiste na prevenção das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de contaminantes existentes no ar. O Programa, criado pela RH Vida, também controla a utilização dos equipamentos de segurança por meio de procedimentos implantados em cada estabelecimento.

QUERO SABER MAIS SOBRE MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Sistema próprio de gestão vida web e esocial

O nosso sistema próprio de gestão, o Vida Web, permite controlar as informações referentes à Saúde e Segurança do Trabalho dos colaboradores das Empresas Clientes e também disponibiliza os dados dos eventos relacionados à área de Medicina e Segurança do Trabalho, que devem ser transmitidos para o ambiente do eSocial.

Vida Web: Controle da Saúde e do Absenteísmo pela Internet

O Vida Web, uma ferramenta exclusiva da RH Vida, permite ao médico responsável pela Saúde Ocupacional e o gestor da empresa controlarem os exames clínicos e complementares de todos os colaboradores da organização, a qualquer momento e de qualquer computador. Trata-se de um diferencial que auxilia o médico e reduz os custos para o gestor. 

Com base na análise de atestados médicos entregues pelos colaboradores à empresa, o Vida Web identifica as causas principais de absenteísmo por setor, função, faixa etária, gênero, motivo, com relação nominal, etc., permitindo um mapeamento estatístico das faltas. 

Essas informações determinam as causas do adoecimento da população de colaboradores, auxiliando no controle da utilização do plano de saúde.

eSocial

A RH Vida disponibiliza um sistema próprio que permite oferecer os dados referentes à Saúde e Segurança do Trabalho via Web Service, para que a Empresa Cliente possa realizar a transmissão dos eventos ao Ambiente Nacional do eSocial dentro do prazo.

O eSocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Sua função é padronizar a transmissão, validação, o armazenamento e distribuição desses dados, constituindo um ambiente nacional.
As empresas participantes do eSocial são: Caixa Econômica Federal representando o Conselho Curador do FGTS, MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), MPS (Ministério da Previdência Social) e RFB (Receita Federal do Brasil).

Os principais eventos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial são: Comunicação de Acidente do Trabalho, Afastamento Temporário, Monitoramento da Saúde do Trabalhador, Tabela de Ambientes de Trabalho, Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco, Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial.

QUERO SABER MAIS SOBRE O VIDA WEB E O ESOCIAL

Atendimento nacional com equipe especializada

A RH Vida oferece atendimento especializado, diferenciado e de alta qualidade, além de uma ampla Rede Credenciada.

Estrutura da Rede Credenciada

Oferecemos aos nossos Clientes uma vasta rede de clínicas e laboratórios em todo o território brasileiro. A Rede Credenciada é composta por médicos do trabalho, médicos peritos, técnicos e engenheiros de segurança, além de médicos para realização de diversas avaliações especializadas. Em atuação integrada com equipe interna de médicos do trabalho, a RH Vida é capacitada para realizar a promoção da Saúde Ocupacional dos colaboradores.

Logística Integrada

A Rede Credenciada da RH Vida ocupa locais estratégicos do País para facilitar a execução de ações de saúde e segurança e, assim, diminuir o tempo de deslocamento dos colaboradores das Empresas Clientes. Quando necessário, profissionais e equipamentos são deslocados para o Cliente, a fim de evitar a dispersão de equipes e otimizar os processos.

Equipe de atendimento interno e externo

Contamos com profissionais qualificados e capacitados na comunicação direta com o Cliente e interlocução com as áreas internas para otimização da entrega dos produtos e definição de soluções. Para cada Empresa Cliente, disponibilizamos uma equipe direcionada para a gestão dos produtos contratados, incluindo controle na convocação dos exames periódicos.

QUERO SABER MAIS SOBRE O ATENDIMENTO

redução de custos para as empresas clientes

Nossos serviços auxiliam na redução de custos às Empresas Clientes e proporcionam um ambiente de trabalho saudável com valorização da saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

Gestão de Ambulatórios Ocupacionais

A RH Vida disponibiliza às empresas Clientes ambulatórios médicos para realizar o atendimento aos funcionários, evitando que eles se desloquem para fazer os exames ocupacionais.
A gestão dos ambulatórios pode ser completa; contempla desde o desenvolvimento de plantas arquitetônicas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, até o fornecimento de equipamentos, medicamentos e materiais médicos. A RH Vida também faz a gestão de equipes médica, de enfermagem e dos profissionais da área administrativa.

Gestão de Absenteísmo

A RH Vida disponibiliza um módulo no sistema Vida Web para a empresa controlar os atestados médicos entregues pelos colaboradores. Após a inclusão dos atestados no sistema, é possível realizar um mapeamento estatístico das faltas.
O modelo de gestão de absenteísmo também contempla um médico que, além de analisar os atestados médicos e avaliar os colaboradores em consulta presencial, propõe ações para controlar o absenteísmo da empresa.
A equipe técnica da RH Vida auxilia o Cliente a estruturar o melhor formato de gestão de absenteísmo ao realizar um diagnóstico de saúde da empresa junto ao RH para otimizar os resultados.

FAP - Fator Acidentário de Prevenção

Consiste em um multiplicador da alíquota SAT (Seguro Acidente de Trabalho) que varia entre 0,50 e 2,0. Será calculado e avaliado pelo desempenho da empresa dentro da respectiva atividade (CNAE), de acordo com a metodologia aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social.

SAT - Seguro Acidente de Trabalho

É uma contribuição obrigatória da empresa ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) referente a um percentual sobre a folha de pagamento, em alíquotas que variam entre 1%, 2% e 3%, de acordo com o risco de acidentes de trabalho da atividade. Ao se correlacionar com o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), os percentuais do FAP poderão ser reduzidos ou majorados, podendo alcançar elevados 6% da folha de pagamento da empresa.
Os fatores que definem o percentual da alíquota SAT são a frequência de acidentes, gravidade das ocorrências e custos ao INSS envolvidos nas ocorrências.
A partir de 2016, o SAT será calculado por estabelecimento empresarial (no caso da empresa ser composta por mais de uma unidade) e não mais por CNPJ raiz.

Contestação NTEP

O NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico), instituído em 2007 e implantado no sistema informatizado do INSS, aponta a existência de uma relação (nexo) entre a lesão ou agravo à saúde e a atividade desenvolvida pelo trabalhador pelo cruzamento das informações entre o CID 10 (Código Internacional de Doenças) e o CNAE (Código da Classificação Nacional de Atividade Econômica).
Como o SAT (Seguro Acidente de Trabalho) está relacionado com a frequência de acidentes, a caracterização do NTEP deve ser contestada quando a empresa não concordar com a aplicação do nexo. A RH Vida auxilia o Cliente na contestação do nexo técnico epidemiológica para a redução do impacto no FAP (Fator Acidentário de Prevenção).

QUERO SABER MAIS SOBRE REDUÇÃO DE CUSTOS

Saiba Mais