PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR7)

Obrigatório a todas as empresas que admitem trabalhadores em regime CLT, o PCMSO contempla exames médicos (admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função e retorno ao trabalho), exames complementares (laboratoriais, radiológicos, eletrocardiograma etc.) e relatórios gerenciais.

Gestão de Ambulatórios Ocupacionais

A RH Vida disponibiliza às empresas Clientes ambulatórios médicos para realizar o atendimento aos funcionários, evitando que se desloquem para fazer os exames ocupacionais.

A gestão dos ambulatórios pode ser completa, pois contempla desde o desenvolvimento de plantas arquitetônicas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária até o fornecimento de equipamentos, medicamentos e materiais médicos.

Gestão de Absenteísmo

A RH Vida disponibiliza um canal para a empresa Cliente controlar os atestados médicos entregues pelos colaboradores. Após sua inclusão, é possível realizar um mapeamento estatístico das faltas.

O modelo de gestão de absenteísmo também contempla um médico que, além de analisar os atestados médicos e avaliar os colaboradores em consulta presencial, propõe ações para controlar o absenteísmo.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

Conjunto de medidas para impedir que determinadas condições de trabalho provoquem a deterioração dos limiares auditivos dos trabalhadores. A RH Vida elabora e desenvolve o PCA, além de oferecer treinamentos específicos.

O Programa identifica colaboradores com problemas na audição, diagnostica precocemente as perdas auditivas e adequa as empresas Clientes às exigências legais, diminuindo custos de insalubridade e reclamações trabalhistas.

PCV - Programa de Conservação Vocal

Programa de orientação e conscientização sobre o uso adequado da voz voltado aos colaboradores que a utilizam como ferramenta de trabalho. Pode ser implementado nas empresas Clientes por meio de palestras, treinamentos, oficinas, entre outras ações. Pelo PCV é possível diagnosticar precocemente os casos de disfonias ocupacionais.

Contestação NTEP

O Programa identifica os riscos físicos, químicos e biológicos do ambiente de trabalho para promover o devido controle e preservar a saúde dos trabalhadores.
Além do PPRA, a RH Vida fornece à empresa Cliente um relatório com a descrição das situações que não atendem às demais normas regulamentadoras fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Oferece orientações sobre os procedimentos necessários para a correção das não conformidades.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR9)

O Programa identifica os riscos físicos, químicos e biológicos do ambiente de trabalho para promover o seu controle e preservar a saúde dos trabalhadores.

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão atua para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.
O módulo CIPA presente no sistema Vida Web oferece suporte ao gerenciamento da comissão, disponibilizando toda documentação, agenda, controle e relatórios.

Mapa de Riscos

A RH Vida assessora a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na identificação dos riscos ambientais e na elaboração gráfica do Mapa de Riscos, que representa os riscos de acidentes nos locais de trabalho. 

Laudo de Insalubridade

É o documento técnico-legal que estabelece se os empregados têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa Clientes.

Após a visita de um profissional habilitado, a empresa Cliente receberá um documento com as conclusões sobre a exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos (causadores de insalubridade), bem como, quando for o caso, alternativas técnicas para evitar o pagamento dos adicionais de insalubridade.

Laudo de Periculosidade

O Laudo Técnico de Avaliação de Periculosidade é elaborado de acordo com os critérios técnicos estabelecidos nos anexos da Norma Regulamentadora nº 16, do Ministério do Trabalho e Emprego (Inflamáveis, Explosivos e Radiações Ionizantes), e do Decreto nº 93.412, de 14/10/1986 (Eletricidade).

Tem por objetivo analisar as atividades desenvolvidas nas empresas Clientes que, de maneira direta ou indireta, tenham envolvimento ou contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade, avaliando se esses elementos e substâncias são passíveis de gerar o direito ao recebimento do Adicional de Periculosidade.

Em outros casos, permite estabelecer planos de ação preventivos e corretivos para eliminar e/ou controlar as situações de risco identificadas nas empresas Clientes, de forma a evitar ou minimizar os efeitos de um possível passivo trabalhista.

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

É um documento que registra o histórico laboral do trabalhador. Também descreve a identificação do indivíduo, seu setor, cargo, função e atividades desenvolvidas, CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), entre outros dados.

Análise Ergonômica

Para oferecer conforto e segurança ao exercício da função, a análise ergonômica realiza adaptações do posto de trabalho, se necessárias, e dos instrumentos e das máquinas. Tem por objetivo evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, bem como atender à NR 17, subitem 17.12 (Portaria nº 3751, de 23/11/1990).

Programa de Proteção Respiratória

Consiste na prevenção das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de contaminantes espalhados pelo ar. Controla a utilização dos equipamentos de segurança por meio de procedimentos implantados em cada estabelecimento.

 

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Ações direcionadas para divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Têm o propósito de fazer com que os colaboradores resgatem os valores esquecidos pela rotina diária intensa, incentivando a segurança e desenvolvendo a consciência de eliminar os acidentes do trabalho e criar uma atitude vigilante.

Saiba Mais