Home

Você está acima do peso ou obeso?

Excesso de peso e obesidade são termos médicos que indicam diferentes níveis de risco para a saúde. Mesmo que a obesidade seja mais perigosa, as duas condições devem ser evitadas porque aumentam o risco de doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, hipertensão, câncer e podem até causar a morte prematura.

Saúde e Bem-Estar

19 de Setembro de 2016

Você está acima do peso ou obeso?

Saúde e Bem-Estar -

Excesso de peso e obesidade são termos médicos que indicam diferentes níveis de risco para a saúde. Mesmo que a obesidade seja mais perigosa, as duas condições devem ser evitadas porque aumentam o risco de doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, hipertensão, câncer e podem até causar a morte prematura. Por isso, é importante saber se você se enquadra nessas classificações e os problemas de saúde que elas podem causar.

O Índice de Massa Corporal (IMC) ajuda a determinar em qual categoria o seu peso se enquadra. Para calcular seu IMC, divida seu peso (em quilogramas) pela sua altura (em metros) ao quadrado (IMC = KG / A2). Conforme o resultado do cálculo do IMC, você vai se encaixar em um dos grupos abaixo. Por exemplo: IMC = 69Kg / 1,72m2 = 23,3, o que equivale a peso normal.

Entre 18,5 e 24,9 - você tem peso normal. Mas isso não significa que você pode se descuidar. Mantenha uma rotina de atividades físicas regulares e uma dieta equilibrada para continuar com esse índice saudável.

Entre 25 a 29,9 - você tem sobrepeso. Isso significa que seu organismo tem mais gordura do que é o ideal para uma vida saudável. É hora de conversar com um clínico geral sobre mudanças na sua rotina de exercícios e alimentação.

Entre 30 e 39,9 - você tem sobrepeso e o acúmulo de gordura é muito acima do normal. Pessoas nessa condição podem começar a apresentar sérios problemas de saúde. Converse com um clínico geral sobre a suas condições de saúde.

Acima de 40 - você tem obesidade mórbida. Esse resultado indica que você deve mudar com urgência os seus hábitos alimentares e a frequência com que faz atividades físicas. Talvez você também precise de especialistas e medicamentos. Mas apenas seu médico pode orientá-lo corretamente.

 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Principais problemas de saúde relacionados com a obesidade

Diabetes tipo 2 - quando o organismo não consegue produzir insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia ou não consegue absorver a insulina que produz.

Doenças cardiovasculares e hipertensão - o alto nível de gorduras no sangue afeta a circulação e isso pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), doença coronária (DC) ou pressão alta.

Câncer - a relação com a doença ainda não foi comprovada, mas estudos mostram que mulheres acima do peso têm mais chances de ter câncer de mama, ovário e endométrio. Já para os homens, as chances aumentam para o câncer de próstata e retal. E, em ambos, para o câncer colorretal.

Para evitar essas e outras complicações relacionadas ao excesso de peso e à obesidade, converse com um clínico geral sobre opções para ter uma dieta mais equilibrada e praticar exercícios físicos. Se você fizer pequenas mudanças na sua rotina, já vai notar uma grande diferença no seu organismo.

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde