Tire suas dúvidas sobre Laqueadura

 

A laqueadura é um método de esterilização cirúrgica definitivo da mulher, de difícil reversão. A esterilização cirúrgica exige indicação médica e só pode ser realizada conforme os pré-requisitos da lei 9.263 de 1996. Continue a leitura para saber quais são as dúvidas mais frequentes sobre o procedimento de laqueadura.

1. Como funciona o procedimento de Laqueadura?

A laqueadura é um procedimento de esterilização da mulher. É uma cirurgia simples, dura cerca de 40 minutos e promove a obstrução das tubas uterinas.

Leia mais

2. Quem pode fazer a laqueadura?

A lei diz que a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 25 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos. É principalmente recomendada para mulheres que podem apresentar risco de saúde como diabetes tipo 1, tanto para ela quanto para o bebê, caso engravidem.

Leia mais

3. É possível fazer a laqueadura após um procedimento de cesárea?

A gestação é um período de alta sensibilidade para a mulher e é preciso ter cautela na tomada deste tipo de decisão de difícil reversão. Os médicos não recomendam o procedimento de cesárea quando o único objetivo é fazer também a laqueadura, principalmente quando se trata do primeiro filho, mas no caso de dois ou mais filhos, é permitido.

Leia mais

4. Qual o tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura?

O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.

Leia mais

5. Quais os riscos da laqueadura?

As complicações para a mulher após a laqueadura são raras. Em pouquíssimos casos, pode ocorrer alguma lesão da parede do útero, o que não seria exatamente um problema, tendo em vista que a mulher já não pretendia engravidar.

Leia mais

6. A cirurgia interfere na libido ou nas relações sexuais?

A realização da laqueadura não interfere na libido ou nas relações sexuais e tampouco apresenta efeitos colaterais. Também não prejudica a produção de leite, quando a mulher está amamentando.

Leia mais

7. A mulher pode engravidar após a laqueadura?

A chance de uma mulher que fez a laqueadura engravidar é rara, mas pode acontecer.

Leia mais

8. É possível reverter a laqueadura?

Sim, é possível reverter a laqueadura, contudo, trata-se de um procedimento complexo e que não apresenta 100% de chances de sucesso. A chances dependem de alguns fatores, como a técnica de laqueadura utilizada, o estado geral das trompas de falópio e até mesmo a idade da mulher.

Leia mais

Conteúdos relacionados no site da Intermédica