Quanto de exercício físico você deve fazer?


Praticar exercício físico regularmente diminui as suas chances de ter várias doenças, como ataque cardíaco, derrame, pressão alta, diabetes, depressão, alguns tipos de câncer e obesidade. Você pode pensar que precisará se esforçar muito para conseguir ter todos esses benefícios, mas, na verdade, incluir 30 minutos de exercício no seu dia já faz diferença para sua saúde. Para os adultos saudáveis, a quantidade recomendada por tipo de atividade é a seguinte:

Atividades aeróbicas

  • 150 minutos (duas horas e meia) por semana de atividade aeróbica moderada, como caminhada e natação; ou
  • 75 minutos (uma hora e quinze) por semana de atividade aeróbica intensa, que inclui corrida e jogar futebol.
     

Musculação

  • Mínimo de duas vezes por semana, exercitando os principais grupos musculares, como pernas, costas, braços e abdômen. Levantamento de peso e abdominais são exemplos desse tipo de atividade.


Para manter a motivação, escolha atividades de acordo com suas preferências pessoais e que se encaixam bem na sua rotina. Elas podem até ser feitas em casa, pois qualquer atividade que faça você movimentar o corpo e gastar calorias é válida.

Profissional deve orientar quantidade certa de exercícios físicos

É importante ter em mente que acima estão recomendações gerais, mas a quantidade de exercícios que você precisa dependerá de quais são seus objetivos, a rapidez com que deseja alcançá-los, seu nível de condicionamento físico etc. Assim, se você quer perder peso ou cumprir metas específicas, pode precisar aumentar a quantidade de exercícios.

Mas, para garantir que você não tem nenhuma condição de saúde que torne o exercício físico um risco para você, é fundamental passar pela avaliação de um clínico geral antes de começar. O médico poderá orientar a quantidade de exercício físico eficaz para suas necessidades e que seja seguro você praticar.


Referências

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/expert-answers/exercise/faq-20057916, acessado em 17/01/17
http://www.health.harvard.edu/newsletter_article/how-much-exercise-do-you-need, acessado em 17/01/17
https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/adults/, acessado em 17/01/17
http://www.heart.org/HEARTORG/HealthyLiving/PhysicalActivity/FitnessBasics/American-Heart-Association-Recommendations-for-Physical-Activity-in-Adults_UCM_307976_Article.jsp#.WH2hoVMrLIU, acessado em 17/01/17
 

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica