Home

Por que o Teste do Pezinho é importante?

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial, também chamado de triagem neonatal, que detecta precocemente doenças que podem interferir no desenvolvimento físico, neurológico e motor do recém-nascido.

Saúde e Bem-Estar

9 de Julho de 2018

Por que o Teste do Pezinho é importante?

Saúde e Bem-Estar -

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial, também chamado de triagem neonatal, que detecta precocemente doenças que podem interferir no desenvolvimento físico, neurológico e motor do recém-nascido.
 
O Teste do Pezinho é feito por meio de uma gota de sangue coletada a partir de uma picadinha no calcanhar do bebê e, por isso, também pode ser chamado de teste do calcanhar. O pé é escolhido para o exame porque é uma região rica em vasos sanguíneos.
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Onde e quando o Teste do Pezinho deve ser realizado
O exame deve ser realizado, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida e é realizado por todas as maternidades do GNDI. Quanto mais cedo as doenças forem identificadas e tratadas, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças.
Quais doenças podem ser diagnosticadas com o Teste do Pezinho?
A versão básica do Teste do Pezinho, oferecida nas maternidades de todo o país, detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. 
 
Há, ainda, uma versão mais ampliada oferecida na rede privada que diagnostica outras quatro doenças: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.
 
Em caso de diagnóstico positivo para qualquer uma dessas doenças, é necessário o acompanhamento com médicos especialistas. O tratamento adequado e a assistência são oferecidos por toda a vida nos serviços de referência em triagem neonatal existentes em todos os estados.
Obrigatoriedade
A realização do Teste do Pezinho é obrigatória desde 1992 em todo o território nacional. Alguns municípios atrelam a realização do exame neonatal ao registro em cartório, não permitindo que a criança seja registrada sem a apresentação do comprovante do teste do pezinho.

 

Dia Nacional do Teste do Pezinho
O Ministério da Saúde prevê o Teste do Pezinho no Programa Nacional de Triagem Neonatal. O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado no dia 6 de junho e ressalta a importância do exame neonatal. 

 

Conteúdos relacionados no site da Intermédica
Referências

Revista Crescer: Dia Nacional do Teste do Pezinho – saiba a importância desse exame - acessado em 23/05/2018
Guia do Bebê - Teste do Pezinho - acessado em 23/05/2018
Governo do Brasil: Teste do Pezinho deve ser feito até o dia 5 dia de vida do recém-nascido - acessado em 23/05/2018

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde