Home

Como evitar a compra de medicamentos falsificados?

Como evitar a compra de medicamentos falsificados?

Saúde e Bem-Estar

13 de Novembro de 2016

Como evitar a compra de medicamentos falsificados?

Você Sabia? -

Um comprido que esfarela na embalagem original, uma cápsula que está aberta no blisters, o rótulo de um xarope que desgrudou - isso pode indicar que você comprou um medicamento falsificado. Ele pode não só deixar de tratar a doença para a qual foi destinado, como até, em alguns casos, piorar o quadro. Então, é importante ficar atento a alguns sinais para conseguir identificá-los.

Para evitar colocar a sua saúde ou a de outra pessoa em risco, antes de comprar um medicamento, observe se as seguintes informações estão impressas na embalagem:  

  • Data de fabricação e de validade;
  • Número de lote, nome e registo do técnico responsável;
  • Registro do medicamento no Ministério da Saúde;
  • Identificação do fabricante.

Além disso, verifique a qualidade da embalagem. Ela não pode ter rasgos, rasuras ou informações apagadas e raspadas, e deve estar lacrada.

Outra dica para evitar medicamentos falsificados, é nunca comprar em feiras ou camelôs. Medicamentos só devem ser comprados em farmácias e drogarias. As promoções e liquidações podem também não ser uma boa ideia. Preços muito baixos podem indicar que o medicamento tem procedência duvidosa.

 
 
 

Soluções para você, sua empresa ou familia

Cuidados para comprar medicamentos na internet

Comprar medicamentos pela internet também exige cuidados. Sites que não deixam o endereço e o telefone em um lugar de fácil visualização podem não ser a melhor escolha. Sites de grandes redes de farmácia são opções melhores.

Mas, se você achou um site confiável para fazer uma compra, antes de usar o medicamento cheque todos itens da lista acima, se é exatamente o mesmo medicamento que você pediu, inclusive a dosagem, e se os selos de segurança da embalagem estão intactos.

Por fim, é sempre bom lembrar que apenas o médico sabe escolher a melhor opção de medicamento para o tratamento. Não siga as indicações de familiares e amigos. Fazer isso também pode colocar sua saúde em risco. 

Responsável pelo Conteúdo:

Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Pires de Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica

Quero cotar um plano de saúde