Os riscos do abuso de álcool durante a adolescência


O consumo de bebidas alcoólicas é cada vez mais comum e os jovens têm começado a ingerir esse tipo de substância cada vez mais cedo, com mais frequência e em quantidades cada vez maiores. Você sabe quais são as consequências disso para o desenvolvimento do adolescente? 

Por que os adolescentes começam a beber? 

A fase da adolescência é acompanhada por muitas mudanças, tanto físicas quanto psicológicas e sociais. Tudo isso pode levar os jovens a assumir alguns comportamentos novos e querer testar seus limites. Não é raro eles apresentarem agressividade, rebeldia, dificuldades para seguir regras, problemas de conduta, hiperatividade e, também, quererem consumir bebidas alcoólicas.

Além disso, fatores hereditários (pais ou irmãos alcoólatras), necessidade de aceitação no grupo ou os efeitos agradáveis que o álcool causa (ficar mais comunicativo, divertir-se mais) também podem contribuir para que o consumo e o abuso de álcool comecem nessa fase.

Por que especialmente os jovens devem evitar o álcool?

Durante a adolescência, o sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento e, por isso, é mais suscetível aos danos que o álcool pode causar, tais como comprometimentos cognitivos leves e intoxicação. Além disso, quando mais cedo o jovem começa a beber, mais chances ele tem de desenvolver problemas com álcool na vida adulta.

Além disso, todas as transformações pelas quais os adolescentes estão passando em conjunto com os efeitos do álcool - como discernimento afetado e exacerbação de alguns comportamentos - pode aumentar as chances deles, por exemplo, colocarem a segurança de outras pessoas em risco, serem violentos e praticarem sexo sem segurança.

Prevenção ao abuso de álcool na adolescência

Nunca é cedo demais para que os pais comecem a conversar com seus filhos sobre o abuso de álcool.
Para isso, inicie o assunto com naturalidade e falando de forma simples. Aborde os riscos que essa atitude pode trazer e mostre apoio. E o mais importante: tenha atitudes condizentes com o que você fala - os pais são os principais exemplos e incentivadores para que os jovens façam escolhas saudáveis.

Referências

http://www.cisa.org.br/artigo/5958/por-que-os-jovens-bebem-por.php - acessado em 23/03/2017;
http://www.cisa.org.br/artigo/167/uso-bebidas-alcoolicas-por-menores-idade.php - acessado em 23/03/2017;
https://www.helpguide.org/harvard/the-dangers-of-teenage-drinking.htm - acessado em 23/03/2017. 


Responsável pelo Conteúdo:
Dr. Rodolfo Albuquerque
CRM: 40.137
Diretor Médico do Grupo NotreDame Intermédica