Dúvidas Frequentes

O que é Reembolso (Livre Escolha)?


É a restituição financeira ao beneficiário das despesas médicas e hospitalares por ele custeadas em atendimento particular, decorrentes de eventos cobertos, conforme as diretrizes e o ROL de Procedimentos da ANS, dentro dos valores e limites estabelecidos pelo plano contratado junto à NotreDame Intermédica.

Tenho direito a reembolso?


Somente nos casos de urgência, onde seja comprovada a inexistência de disponibilidade de atendimento por dentistas da nossa Rede Credenciada, ou caso o seu plano/contrato ofereça este benefício.

Como obtenho o reembolso de despesas com atendimento de urgência?


Estas despesas somente serão ressarcidas se o paciente previamente confirmar com a Interodonto, a inexistência de dentista credenciado para atendê-lo na sua cidade.
Após esta confirmação, o reembolso ocorrerá de acordo com a Tabela de Procedimentos Odontológicos da Interodonto, desde que sejam apresentados os seguintes documentos:

  • Número do seu Cartão Interodonto;
  • Relatório do dentista discriminando o tipo de procedimento executado, incluído dente e/ou região;
  • Recibo original de honorários do dentista devidamente assinado e com carimbo do CRO e CPF ou Nota Fiscal com CNPJ da clínica;
  • Data do atendimento;
  • Dados do beneficiário titular referentes à conta bancária;
  • CPF do titular do plano;
  • Radiografias inicial e final.

Qual o prazo para pagamento do reembolso?


Os prazos para a obtenção de reembolso variam conforme o plano contratado, o contrato e o tipo de serviço utilizado. O prazo inicia-se após a entrega de todos os documentos necessários, previamente protocolados. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Central de Atendimento.

A quem é pago o reembolso?


Os reembolsos são efetuados somente ao titular do plano, por meio de crédito em conta corrente bancária, e respeitam os limites de cada plano contratado. Importante ressaltar que os recibos devem conter o nome do paciente para qual foi realizado o atendimento.

Como calcular o reembolso?


O cálculo do valor de reembolso de um procedimento utiliza as seguintes variáveis:
Reembolso = USNDI x Moeda x Múltiplo
Quantidade USNDI: Valor em quantidade USNDI (Unidade de Serviço NotreDame Intermédica) estabelecido na TNDI (Tabela de Serviços) para o procedimento realizado.
Moeda Corrente: Valor em moeda corrente da USNDI na data do atendimento.
Múltiplo: Valor do múltiplo de reembolso de acordo com o plano contratado.
O valor de reembolso é limitado ao valor apresentado e a fórmula completa pode ser visualizada no Demonstrativo de Reembolso.

Onde devo entregar os documentos originais de reembolso?


Para solicitar o reembolso, o beneficiário ou seu representante deverá enviar (Carta Registrada, Sedex ou Pessoalmente) a documentação necessária para:
Departamento de Reembolso
Avenida Paulista, nº 867 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01311-100
Horário de Atendimento: das 9h às 17h

Como solicitar o Reembolso?


A solicitação e todo o acompanhamento do reembolso pode ser feita pelo Portal GNDI na Área do Beneficiário. Todos os recibos, notas fiscais ou faturas devem ser apresentados em suas vias originais, quitadas e com todos os itens discriminados e entregues à NotreDame Intermédica, junto ao protocolo da solicitação feita no Portal.
Para facilitar o seu reembolso, abaixo informações importantes e necessárias para que seu recibo seja processado corretamente:

  • Todos os recibos, notas fiscais ou faturas devem ser apresentados em suas vias originais, legíveis, devidamente quitados, carimbados e com os serviços discriminados. Não tem validade para fins de reembolso: documentos rasurados, reproduzidos, transmitidos via fax, e-mail, cópias e 2ª via.
  • Toda a documentação de reembolso deve estar devidamente identificada com uma cópia do Protocolo de Solicitação de Reembolso. Documentações sem identificação estão sujeitas a devolução.
  • No Portal da GNDI, em sua Área do Beneficiário, é possível gerar o número do protocolo escolhendo a opção: Autoatendimento > Solicitação de Reembolso. Acesse a página, siga os passos preenchendo corretamente os campos e, ao final, imprima o Protocolo de Solicitação de Reembolso. O número gerado nessa solicitação será o mesmo utilizado para o acompanhamento das fases/status de seu reembolso pelo Portal ou em nossa Central de Atendimento 24h.
  • O prazo previsto para o pagamento de Reembolso será considerado somente a partir da entrega de toda a documentação necessária, apresentados no Check List do Protocolo da Solicitação de Reembolso ou, também, naÁrea do Benediciário Autoatendimento > Solicitação de Reembolso.
  • Após 30 dias da geração do Protocolo de Solicitação de Reembolso, caso a documentação não tenha sido entregue na NotreDame Intermédica, o número de protocolo será cancelado.
A solicitação e todo o acompanhamento do reembolso pode ser feita pelo Portal GNDI. Primeiro, tenha em mãos o número da carteirinha do Titular do Plano e os recibos originais. Acesse a Área do Beneficiário em Autoatendimento > Solicitação de Reembolso e em apenas 6 passos é possível preencher as informações básicas do seu reembolso. É bem simples:
  1. Identifique o Titular do Plano;
  2. Atualize suas informações bancárias e de contato;
  3. Selecione os tipos de serviço a serem solicitados para reembolso;
  4. Digite os recibos, com valores e nomes dos médicos/hospitais;
  5. Confira os recibos e imprima sua Solicitação;
  6. Envie o Protocolo de Solicitação e todos os documentos originais para a NotreDame Intermédica.
Para o acompanhamento, consulte o status do Reembolso através do número de protocolo que foi gerado no momento da sua solicitação.

Quais as condições para obter o reembolso de despesas médicas?


Serão reembolsadas as despesas decorrentes de atendimentos médico-hospitalares cobertos pelo plano e prestados ao titular ou a seu(s) dependente(s) incluído(s) no plano quando assistidos por médicos ou hospitais não pertencentes à Rede de Referência do plano contratado, conforme diretrizes e o Rol de Procedimentos da ANS, condições e limites do plano contratado, observando-se as cláusulas de despesas cobertas, autorização prévia, despesas não cobertas, valores máximos de coberturas, aceitação de beneficiários, transferências de planos e prazos de carências.

Esclareça sua dúvida

Se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com as nossas Centrais de Relacionamento.

Central de Atendimento Saúde Central de Atendimento Odonto Central de Atendimento Interclube