Especialista fala sobre a importância dos Sistemas Autoligados na Ortodontia

A convite da Interodonto, a Mestre em Ortodontia, Dra. Flávia Alvares, apresentou as novas tecnologias e técnicas para alcançar resultados mais satisfatórios nos tratamentos

A Interodonto, do Grupo NotreDame Intermédica, reuniu na noite do dia 30 de novembro, profissionais do ramo odontológico para um encontro com a Dra. Flávia Pavan Alvares, Mestre em Ortodontia com ênfase em Sistemas Autoligados. Em sua apresentação, a Dra. Flávia abordou o que há de mais recente em termos de técnicas e tecnologias na ortodontia moderna. Ela explicou que os Sistemas Autoligados trouxeram para o profissional a oportunidade de atender uma quantidade maior de pacientes, com mais rapidez. “Para o paciente, o maior benefício é um tratamento que reduz a possibilidade de danos aos dentes e o tempo do alinhamento dos mesmos”, revela.

A especialista fez questão de ressaltar a importância de se fazer uma análise geral do paciente para obter um resultado 100% satisfatório. “Para termos êxito em nossa área, principalmente quando falamos de casos mais delicados, muitas coisas precisam estar em equilíbrio. Nosso planejamento tem que contemplar, por exemplo, o envelhecimento de nossos pacientes. Conforme o paciente envelhece, sua face muda, vai ficando mais convexa. Assim, se o planejamento ortodôntico não é pensado na forma correta, ele pode agravar ainda mais esta convexidade”, justifica.

Sobre a resistência por parte de alguns profissionais para o uso de novas tecnologia, a Dra. Flávia esclareceu que praticamente tudo o que é introduzido na odontologia tem certa resistência por parte de algumas pessoas, no início. “Acontece que a ortodontia, nos dias atuais, evolui com uma velocidade absurdamente grande. Mas temos que ter a mente aberta e seletiva, acompanhando essa evolução para oferecer sempre o que há de melhor aos pacientes”, conclui.

Para aqueles que estão começando na área, a principal dica da especialista é: “não troquem o bráquete convencional pelo bráquete autoligado. Troquem para o Sistema Autoligado, que é um conceito e não somente um bráquete. Esse conceito envolve uma série de fatores que têm que ser aplicados ao tratamento para se obter 100% do aproveitamento do Sistema”, diz.

O fator prevenção também foi amplamente comentado pela profissional em sua apresentação. “Acredito que devemos prezar sempre por uma visão preventiva da Ortodontia. Enquanto a medicina e a odontologia estavam preocupadas em prevenção, a Ortodontia estava focada somente em curar. Trabalhar com aparelhos que permitem estimular a correta respiração e deglutição, assim como o adequado tônus e a posição da língua amplia muito o sucesso dos casos”, comentou.

Outro ponto essencial para auxiliar no tratamento ortodôntico, conforme a Dra. Flávia, é o olhar atento para parcerias com profissionais de outras áreas da saúde, como otorrinos. “Dessa forma, é possível devolver qualidade de vida e saúde aos pacientes com apneia ou roncadores, por exemplo. Isso torna extremamente gratificante a nossa profissão e fico ainda mais convicta de que estou trilhando o caminho certo dentro da especialidade”.

Promovido em parceria com as empresas Dental Speed e OrthoMundi, o evento fez parte de uma série de ações que a Interodonto têm promovido para estreitar o relacionamento e levar ainda mais conhecimento aos profissionais dentistas credenciados, que hoje somam 13 mil, e difundir as vantagens do Interclube – “Produtos Odontológicos”, um clube de descontos focado exclusivamente aos dentistas credenciados à operadora Interodonto – uma das unidades de negócio que compõe o Grupo NotreDame Intermédica e uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com o Interclube, dentistas credenciados da Interodonto economizam na compra de produtos odontológicos para o consultório e em cursos de capacitação.

Os descontos vão desde materiais de consumo, periféricos, equipamentos e utilidades para consultórios até cursos de especialização para ajudar na capacitação contínua dos profissionais que atuam nos consultórios.  “Disponibilidade para focar ainda mais no atendimento dos pacientes é o que a parceria proporciona aos nossos dentistas credenciados”, explica João Alceu Lima, vice-presidente da Interodonto e RH Vida Ocupacional do Grupo NotreDame Intermédica.

Ao participar do Interclube, por exemplo, o dentista ganha 25% de desconto em cursos oferecidos pela Immape, até 30% em produtos da Dental Speed Graph, e tem preços especiais em muitos dos produtos da OrthoMundi. Além desses descontos, os dentistas credenciados da Interodonto podem usufruir da categoria de “Compras On-line” do Interclube com mais de 40 parceiros. O Interclube tem mais 180 outros parceiros organizados em nove categorias: medicamentos, alimentação, compras on-line, comércio e serviços, vacinas, entretenimento, saúde e bem-estar, viagem, educação e cursos. Para conhecer mais o Interclube, acesse o site www.gndi.com.br/interclube.

Acesse nossas Redes Sociais: