Home

Dicas para minimizar riscos de infecção em consultórios de odontologia

Acontece

29 de Outubro de 2017

 

Especialista dá dicas para minimizar riscos de infecção em consultórios de odontologia

A bióloga Liliana Donatelli apresentou técnicas de controle de infecção em consultórios odontológicos em evento da Interodonto

A Interodonto, do Grupo NotreDame Intermédica, reuniu na noite do dia 26 de outubro, profissionais do ramo odontológico para um encontro com a renomada bióloga Liliana Donatelli. Ela falou aos participantes sobre as técnicas mais recentes de biossegurança em clínicas odontológicas.

Liliana, que é referência na área e já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema no Brasil e no exterior, explicou que a biossegurança não pode ser vista como vilã ou como um custo pelos profissionais da área. “Pelo contrário, ela pode e deve ser utilizada como um diferencial perante à concorrência. De fato, algumas técnicas de biossegurança serão custosas e irão demandar mais tempo. No entanto, uma vez que você se adapta aos padrões mais altos e recomendados, dificilmente você irá repetir os mesmos erros ou voltar ao padrão anterior. E é preciso que os profissionais mostrem isso aos seus pacientes”, justifica a bióloga.

Veja abaixo as dicas da especialista:

  • Pode parecer óbvio, mas é essencial ter uma pia de lavagem de mãos na sala de esterilização, além da pia de lavagem de instrumentos. Estas pias precisam ser fundam o suficiente para que a água contaminada não respingue.
  • O uso de armários que funcionam com um “clic” também é fortemente indicado. Estes armários podem ser fechados com outras partes do corpo do profissional, evitando assim utilizar as mãos.
  • Lembre-se sempre de diminuir o número de microrganismos lavando as mãos e utilizando luvas. Em relação à higiene das mãos, a fricção das mesmas com álcool 70% é a forma mais efetiva, quando não houver sujidade visível nas mãos.
  • Na sala de esterilização, é importante que a mesma seja separada em duas partes: a área suja, para limpeza dos instrumentos, e a área limpa, que deve ser separada por um guichê de passagem.
  • Atenção aos erros de armazenamento. Devemos seguir a regra do “FIFO”, termo em inglês para “First in, First out”, que lembra de se seguir a ordem correta para armazenamento e retirada dos equipamentos.
  • Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) não devem ser negligenciados: avental, gorro, máscara, óculos, luvas de procedimentos ou cirúrgicas e sapatos fechados fazem parte do repertório de EPIs necessários. E lembre-se: os óculos de segurança também devem ser utilizados pelos clientes.
  • Tenha a certeza de que todos os profissionais que trabalham em seu consultório estejam com a carteira de vacinas em dia.
  • Alguns profissionais ainda utilizam a estufa, mas o equipamento mais recomendado pela vigilância sanitária para esterilização é a autoclave.
  • Lembre-se também de não sobrecarregar a autoclave de materiais para a esterilização. Isso pode impedir a esterilização ou dificultar a secagem.
  • Outra etapa igualmente importante é a de monitorização da esterilização.

O evento faz parte de uma série de ações que a Interodonto, uma das empresas do Grupo NotreDame Intermédica, têm promovido para estreitar o relacionamento e levar ainda mais conhecimento aos profissionais dentistas credenciados, que hoje somam 13 mil, e difundir as vantagens do Interclube – “Produtos Odontológicos”, um clube de descontos focado exclusivamente aos dentistas credenciados à operadora Interdonto – uma das unidades de negócio que compõem o Grupo NotreDame Intermédica e uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com o Interclube, dentistas credenciados da Interdonto economizam na compra de produtos odontológicos para o consultório e em cursos de capacitação.

Os descontos vão desde materiais de consumo, periféricos, equipamentos e utilidades para consultórios até cursos de especialização para ajudar na capacitação contínua dos profissionais que atuam nos consultórios. “Disponibilidade para focar ainda mais no atendimento dos pacientes é o que a parceria proporciona aos nossos dentistas credenciados”, explica João Alceu, vice-presidente da Interodonto e RH Vida Ocupacional do Grupo NotreDame Intermédica.

Ao participar do Interclube, por exemplo, o dentista ganha 25% de desconto em cursos oferecidos pela Immape, até 30% em produtos da Dental Speed Graph, e tem preços especiais em muitos dos produtos da OrthoMundi. Além desses descontos, os dentistas credenciados da Interodonto podem usufruir da categoria de “Compras On-line” do Interclube com mais de 40 parceiros. O Interclube tem mais 180 outros parceiros organizados em nove categorias: medicamentos, alimentação, compras on-line, comércio e serviços, vacinas, entretenimento, saúde e bem-estar, viagem, educação e cursos. Para conhecer mais o Interclube, acesse o site www.gndi.com.br/interclube

 

Últimas notícias

Sobre o Grupo

SAÚDE EM TUDO QUE HÁ

Em abril, celebramos o Mês Mundial da Saúde, uma ocasião que nos convida a refletir sobre a importância de cuidar da nossa saúde como um todo para buscar qualidade de vida e bem-estar.

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Planos de saúde com condições especiais para empresas a partir de 30 vidas

Para garantir estas condições é importante manter o número mínimo de beneficiários

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Participe do Vida ON

Evento gratuito com dança, atividades físicas, sorteios, dicas de saúde e muito mais.

Continuar lendo
Plano de Saúde Pleno